ISSN Online: 2177-1235 | ISSN Print: 1983-5175
Showing of 1 until 1 from 1 result(s)
Search for : CESAR AUGUSTO RAPOSO-AMARAL
ABSTRACT
Introduction: Plastic surgery requires diverse skills,
knowledge, and competencies, and its scope is broad and
challenging. Thus, all plastic surgeons go through extensive
education/training, which begins during residency and
continues throughout their lives. This study aims to outline
a formal training program in 2-dimensional standardized
photographic documentation ("photodocumentation")
to complement surgical and scientific training during
residency in Plastic Surgery.
Methods: The components
(strategies, topics covered, skills acquisition, and feedback
processes) of training in photodocumentation during
residency in Plastic Surgery were detailed.
Results:
Topics in the photodocumentation training program
included resident activities, interactions among residents,
professional photographers, and surgeons/preceptors,
studio settings, cameras, lenses, principles (exposure,
aperture, speed, ISO, and depth of field), lighting,
preparation and positioning of patients and the camera,
photoshoot conditions, photo views, photo database,
image formats, computerized photogrammetry, and
ethical and medical-legal issues.
Conclusion: Training in
photodocumentation complements the arsenal of skills
needed by residents in Plastic Surgery for continuing
education, in order to better prepare them for future careers.
Keywords: Photographs; Teaching; Plastic surgery; Internship and residency; Education
RESUMO
Introdução: A Cirurgia Plástica exige inúmeras habilidades, conhecimentos e competências,
e seu escopo de atuação é amplo e desafiador. Dessa forma, todos os
cirurgiões plásticos passam por uma extensa educação/formação, que se inicia
durante a residência e continua ao longo da vida. O objetivo deste estudo
foi delinear um treinamento formal em documentação fotográfica bidimensional
padronizada para complementar o treinamento cirúrgico e científico durante a
residência em Cirurgia Plástica.
Métodos: Os componentes (as estratégias, os tópicos abordados e os processos de
aquisição de habilidades e feedback) do treinamento em
documentação fotográfica durante a residência em Cirurgia Plástica foram
detalhados.
Resultados: As atividades dos residentes, as interações entre os residentes o fotógrafo
profissional e os cirurgiões/preceptores e os tópicos abordados (estúdio
fotográfico, câmeras fotográficas, objetivas, princípios fotográficos
[exposição, abertura, velocidade, ISO e profundidade de campo], iluminação,
preparo e posicionamento dos pacientes e da câmera fotográfica, situações
fotográficas, vistas fotográficas, banco fotográfico, formatos de imagens,
fotogrametria computadorizada e questões éticas e médico-legais) do programa
de treinamento em documentação fotográfica foram delineados.
Conclusão: O treinamento em documentação fotográfica complementa o arsenal de
habilidades necessários aos residentes de Cirurgia Plástica em formação, com
o intuito de melhor prepará-los para as carreiras futuras.
Palavras-chave: Fotografias; Ensino; Cirurgia plástica; Internato e residência; Educação
All scientific articles published at www.rbcp.org.br are licensed under a Creative Commons license