ISSN Online: 2177-1235 | ISSN Print: 1983-5175

Showing of 1 until 1 from 1 result(s)

Search for : ALESSANDRO WANDEL CORRÊA FERNANDES

Umbilicoplastia: técnica com pedículo umbilical em "pipa" e incisão da pele do abdome em "Y"

FABIEL SPANI VENDRAMIN; ALESSANDRO WANDEL CORRÊA FERNANDES
Rev. Bras. Cir. Plást. 2019;34(Suppl.3):8-11 - Articles

PDF Portuguese

RESUMO

Introdução: O umbigo está atrelado a beleza do abdome e é uma preocupação frequente nas abdominoplastias. As técnicas de umbilicoplastia têm sido desenvolvidas para melhorar resultados, diminuindo as evidências na cicatriz e mimetizando o aspecto natural do umbigo.
Método: Pacientes submetidos à cirurgia plástica do abdome, com umbilicoplastia, através da técnica de incisão da pele do abdome em "Y" e pedículo umbilical em "pipa" foram avaliados de acordo com a escala de Likert.
Resultados: Foram avaliados 31 pacientes, todas do sexo feminino e com idades entre 28 e 57 anos. A complicação mais frequente foi a epidermólise do coto umbilical. Dois casos evoluíram com resultados desfavoráveis, um com estenose e outro com cicatriz visível. Houve 77% de resultados "excelente" e 12,9% resultados "muito bom".
Conclusão: Esta técnica conseguiu obter umbigos com formato triangular mais verticalizado, sem marcas de sutura aparentes, mantendo uma boa profundidade, atingindo ótimo índice de satisfação.

Palavras-chave: Umbigo; Abdome; Abdominoplastia; Satisfação do paciente; Procedimentos cirúrgicos operatórios

 

Indexers

Licença Creative Commons All scientific articles published at www.rbcp.org.br are licensed under a Creative Commons license