ISSN Online: 2177-1235 | ISSN Print: 1983-5175

Previous Article Next Article

Body and Chest - Year2011 - Volume26 - (3 Suppl.1)

INTRODUÇÃO

Uma das causas de ptose recorrente das mamas após a cirurgia é a falta de manipulação estrutural adequada do tecido mamário, pois muitas técnicas só manipulam o envelope mamário no intuito de suspender a mama. Isso não garante uma suspensão duradoura, além de aumentar a tensão na ferida, o que pode trazer problemas de cicatrização. O conceito de suspensão interna da mama é antigo e há vários métodos descritos. O retalho de pedículo inferior foi utilizado inicialmente nas mastopexias como uma segurança para situações de excesso de ressecção de mama. Ele promove boa forma e projeção das mamas e possibilita um resultado mais duradouro, pois não participa do tecido mamário residual. Além disso, a sua confecção se assemelha a um implante mamário natural.


OBJETIVO

É descrita uma manobra de sobremontagem do tecido mamário sobre o retalho de segurança inferior, com o intuito de obter-se maior projeção e resultado mais duradouro.


MÉTODOS

Entre janeiro de 2001 e abril de 2011, 52 pacientes foram operadas utilizando a tática da sobremontagem. A média de idade dos pacientes foi de 43 anos, variando entre 28 e 59 anos. A anestesia aplicada foi peridural em 31 (59,6%) casos e anestesia geral em 21 (40,4%), sem infiltração local. Todas pacientes apresentavam ptose acentuada da mama, ausêcia de colo e tecido mamário com volume suficiente ou pequeno excesso. A marcação da pele foi realizada pela técnica de Pitanguy em 41 (78,8%) casos, periareolar em 3 (5,8%), vertical em 4 (7,7%) e Ariê-Pitanguy em 4 (7,7%). Os pontos ABCDE são marcados conforme a técnica de Pitanguy. Um compasso é utilizado para verificar o tamanho exato dessas distâncias ao ponto A e deixando uma diferença de 1 cm a mais na vertente lateral. É passada essa mesma marcação para a mama oposta, por meio de fios fixados na fúrcula esternal e no apêdice xifoide. As aréolas são marcadas depois de montadas as mamas com um areolótomo, a 0,5 cm abaixo de onde seria a posição ideal, no perfil, já que uma pequena báscula ocorrerá. A técnica cirúrgica inicia-se por um torniquete, que é aplicado na base da mama para facilitar a manobra de desepidermização. Após retirada da epiderme da área triangular ABC, é aplicada uma pinça com dente no ponto A para suspensão da mama e continuação da desepidermização. O retalho pediculado inferior é marcado na área delimitada pelos pontos BCDE. Iniciando abaixo do CAP, o retalho é dissecado através da mama até a fáscia peitoral. Assim, o CAP é mobilizado como um retalho pediculado superior. O pedículo inferior é um bloco de parêquima do pólo inferior. Ele é bem mobilizado porque nos seus quatro lados é realizada a incisão até a fáscia peitoral. O tamanho do retalho vai depender apenas do tamanho da mama. Com o descolamento superior, é confeccionado um grande espaço para o pedículo inferior. Ele é fixado à fáscia peitoral com fios de sutura inabsorvíveis. Após a fixação, o tecido mamário remanescente areolado é sobremontado com um ponto de sutura de fio inabsorvível, desde o seu ponto mais inferior até o ponto mais superior do pedículo fixado, para dar mais projeção ao resultado final. A seguir, libera-se a aréola, confeccionando um retalho areolado superior com espessura de 1 cm. Para facilitar mais ainda a ascensão do CAP, incisa-se na borda medial e lateral. Com uma sutura no ponto B e C até o sulco submamário e outros três temporários na vertical, analisa-se a forma e a simetria das mamas. A mama oposta é operada da mesma forma. O CAP é marcado no ponto A ou próximo, numa posição subjetiva de 1 cm abaixo da ideal no perfil da paciente. Após a desepidermização da área do CAP, realiza-se sutura com fio absorvível em U intradérmicos, desde a aréola até a derme da mama. A incisão vertical e horizontal são suturadas com fio absorvível e pontos intradérmicos e é deixado dreno por 24 horas. O curativo é feito com gazes e atadura.


RESULTADOS

O acompanhamento pós-operatório foi de 6 meses a 6 anos, com média de seguimento de 2,78 anos. Todas as pacientes demonstraram satisfação com o resultado, além das mamas ficarem naturais na forma e na projeção do colo a médio prazo e até o período do seguimento. As pacientes não se queixaram de dores, o CAP não apresentou necrose e recuperou sua sensibilidade em todos os casos. Houve 1 (1,9%) caso de hematoma e 2 (3,8%) de seroma, que foram resolvidos sem maiores problemas. Esteatonecrose não ocorreu em qualquer dos casos. Não houve necessidade de ressecção secundária de pele. Não houve cicatriz hipertrófica.


CONCLUSÃO

A sobremontagem da mama sobre um retalho de segurança é uma tática cirúrgica que possibilita mamas mais harmoniosas e com mais projeção, seja a curto ou a longo prazo e pode ser realizada através da marcação de qualquer técnica de mastopexia.

 

Previous Article Back to Top Next Article

Indexers

Licença Creative Commons All scientific articles published at www.rbcp.org.br are licensed under a Creative Commons license