ISSN Online: 2177-1235 | ISSN Print: 1983-5175

Previous Article Next Article

Original Article - Year2011 - Volume26 - (3 Suppl.1)

INTRODUÇÃO

Frequêcia de complicações é alta no pós-operatório de fissurados, as alterações características das malformações estão relacionadas à complicação. A condição social associada às deficiêcias nutricionais e infecções frequentes de via aérea superior de repetição têm relação direta com as complicações em questão.


OBJETIVO

Avaliar índice de complicações após realização de queiloplastia no serviço do CADEFI - defeitos congêitos da face - do Instituto Materno Infantil de Pernambuco. Os índices também foram comparados à literatura vigente.


MÉTODOS

Avaliação retrospectiva de complicações cirúrgicas por meio de relatório médico em prontuário no período de maio/2008 até junho/2011. Durante o acompanhamento pós-operatório, os pacientes são avaliados com 7, 15, 30 e 90 dias, como forma de protocolo e durante esse período foram avaliados através de exame físico e exames complementares, quando necessário.


RESULTADOS

No período de maio/2008 até junho/2011, tivemos no nosso sistema 35 deiscêcias de feridas operatórias, 19 casos de infecção, 6 celulites em face, 1 necrose do retalho, 4 granolomas e 3 granulomas de ferida operatória. Em alguns pacientes, duas ou mais complicações foram avaliadas conjuntamente. Os índices encontrados foram similares à literatura vigente.


DISCUSSÃO

O material a ser utilizado foi conseguido através análise diária das complicações.


CONCLUSÃO

As complicações pós-operatórias são frequentes em fissurados.

 

Previous Article Back to Top Next Article

Indexers

Licença Creative Commons All scientific articles published at www.rbcp.org.br are licensed under a Creative Commons license