ISSN Online: 2177-1235 | ISSN Impresso: 1983-5175

Artigo Anterior Próximo Artigo

Cartas ao Editor - Ano 2011 - Volume 26 - Número 1

Estudo comparativo entre protocolos para profilaxia da trombose venosa profunda: uma nova proposta

Caro Dr. Ricardo Baroudi,
Editor-Chefe da Revista Brasileira de Cirurgia Plástica,

Ficamos felizes com o comentário, pois expressa a busca por uma posição sólida frente à profilaxia da trombose venosa profunda.

O artigo de título: "Estudo comparativo entre protocolos para profilaxia da trombose venosa profunda: uma nova proposta", de Moulim JL et al., publicado na Revista Brasileira de Cirurgia Plástica, 2010;25(3):415- 221, compara dois protocolos de profilaxia, e não tem por pretensão afirmar que são os únicos ou os melhores, mas sim expor semelhanças e disparidades entre protocolos de duas nações.

Quando escolhemos o protocolo de Sandri como uma opção para a comparação com o protocolo americano, visamos realçar a importância da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, que o escolheu para ser publicado como referência no estudo do assunto.

Sandri, em capítulo do livro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica editado em 2005, faz referência ao artigo do Dr. Anger, e entendemos que isso, por si só, já traz méritos ao artigo.

Parabenizamos ao Dr. Anger pelas tantas exposições de seu artigo em diferentes eventos.

Finalizando, a ausência na citação do artigo do Dr. Anger não significa irrelevância ou falha de revisão bibliográfica, mas sim reflete apenas o sentimento de que o objetivo da pesquisa científica é avançar em busca de conhecimentos consolidados, fundados em pesquisas e tempo, e a consciência de ter contribuído para esse avanço deve ser mais gratificante que uma menção.

Jorge Moulim
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)


REFERÊNCIA

1. Moulim JL, Sobreira ML, Malgor RD, Abreu CR, Araújo ESF, Palhares Neto AA. Estudo comparativo entre protocolos para profilaxia da trombose venosa profunda: uma nova proposta. Rev Bras Cir Plast. 2010;25(3):415-22.










Correspondência para:
Jorge Moulim
Av. Hugo Musso, 2000, apto 701 - Praia de Itapoã
Vila Velha, ES, Brasil - CEP 29101-784
E-mail: jorgemoulim@jorgemoulim.com.br

 

Artigo Anterior Voltar ao Topo Próximo Artigo

Patrocinadores

Indexadores

Licença Creative Commons Todos os artigos científicos publicados em http://www.rbcp.org.br estão licenciados sob uma Licença Creative Commons