ISSN Online: 2177-1235 | ISSN Print: 1983-5175

Previous Article Next Article

Editorial - Year2005 - Volume20 - Issue 3

Este número da nossa Revista, além de ótimos artigos, traz um Debate de grande importância. 0 tema, Preenchimentos, ficou a cargo de uma das profissionais mais respeitadas em nosso país por sua seriedade, ética e enorme experiência neste vasto campo da cirurgia plástica. Falamos da Dra. Talita Franco.

Quando decidimos trazer o tema Preenchimentos para esta seção, que acreditamos seja das mais importantes em nossa Revista, pensamos em diversos nomes para conduzir o debate. Sem dúvida alguma são inúmeros os colegas capacitados para tal. Contudo, quisemos somar, às qualificações profissionais, o detalhe de ser uma mulher a fazê-lo.

Afinal, a indústria de preenchimentos passa como um tsunami sobre o universo feminino, oferecendo mágicas e milagres com os quais a nossa cirurgia convencional não consegue competir.

Respaldados pelos lucros estratosféricos de tais condutas, não só pessoal, mas especialmente dos fabricantes de tais miraculosos produtos - associados aos fabricantes de máquinas que aposentam os bisturis - grandes e privilegiados espaços da mídia, escrita, falada e televisiva apregoam o fim das cicatrizes, agora substituídas por seringas e tecnologias eletrônicas sofisticadas. As quais farão jovens e bonitas as mulheres que temem as "assustadoras" salas de cirurgia e os "riscos" da anestesia. Na leveza das salas de consultórios, quando não em salões de coqueteis vespertinos, enquanto algumas brindam com champanhe a espera da restauração de sua juventude, outras se submetem prosaicamente às "seringadas" recém-chegadas do Olimpo...

Por tudo isso, repetimos, escolhemos a Dra. Talita para coordenar este debate. Com seus conhecimentos, sua franqueza - que nos faz admirá-la cada vez mais - e sua respeitabilidade indiscutível, poderá nos dar pistas para o exercício de uma consciência crfíica eficaz, na avaliação destes novos horizontes estéticos.

Se forem válidos, sejam bem-vindos. Se não, que a verdade transpareça sem preconceitos, nem direcionamentos oportunistas.

Asessão Debates da Revista da SBCP foi criada para permitir esses estudos e essas reflexões, diante dos desafios que temos pela frente. Outros virão. Aproveitem bem!


Evaldo A. D'Assumpção
Editor da Revista da SBCP

 

Previous Article Back to Top Next Article

Indexers

Licença Creative Commons All scientific articles published at www.rbcp.org.br are licensed under a Creative Commons license