ISSN Online: 2177-1235 | ISSN Print: 1983-5175

Previous Article Next Article

Editorials - Year2019 - Volume34 - (Suppl.3)

http://www.dx.doi.org/10.5935/2177-1235.2019RBCP0153

MANAUS, fundada em 1669 pelos portugueses com o forte de São José do Rio Negro, foi elevada à vila em 1832, com o nome de Manaos, em homenagem à nação indígena dos manaós, sendo legalmente transformada em cidade no dia 24 de outubro de 1848 com o nome de Cidade da Barra do Rio Negro 1. Somente em 4 de setembro de 1856 voltou a ter seu nome atual. Manaus ficou conhecida no começo do século XX como a Paris dos Trópicos, devido à sua intensa modernização durante a época áurea da borracha, atraindo investimentos estrangeiros e imigrantes de algumas partes do mundo, sobretudo franceses2. Nessa época foi batizada como Coração da Amazônia e Cidade da Floresta. A cidade é mundialmente conhecida e exerce significativa influência regional e nacional, seja no ponto de vista ambiental, cultural ou econômico. Com a implantação da Zona Franca de Manaus, na década de 1960, a cidade novamente ocupou lugar de destaque entre as principais do Brasil e da América Latina. Atualmente, com 2.150.000 habitantes, é a 7ª do Brasil3.

É a primeira vez que a JORNADA NORTE-NORDESTE é realizada na Amazônia, fortalecendo assim a regional e valorizando seus membros.

Mais uma vez, e com muito orgulho, aceitamos o convite para editorarmos esse Suplemento, que representa um marco na história científica da SBCP, região Norte-Nordeste. A organização nacional ficou a cargo do presidente Dr. Níveo Steffen e Dr. Eduardo Luiz Nigri dos Santos (DEC); e, regionalmente, Dr. José Renato Barbieri Gallo (Presidente da SBCP - Amazônia) e Dr. Humberto Campos (DEC - Norte-Nordeste)4.

Foram selecionados 44 trabalhos para esse terceiro Suplemento de 2019 da Revista Brasileira de Cirurgia Plástica. O primeiro foi em Curitiba-PR, na 35a Jornada Sul-Brasileira e o segundo em Ouro Preto-MG, no 13º Simpósio Mineiro de Intercorrências. Vale lembrar que, em 2018, foram mais dois Suplementos: 34ª Jornada Sul-Brasileira em Florianópolis-SC e 33ª Jornada Norte-Nordeste em Fortaleza-CE.

A solenidade de abertura será precedida de visita guiada ao Teatro de Manaus com apresentação exclusiva da Orquestra Sinfônica de Manaus.

As homenagens são: Presidente de Honra - Dr. Sebastião Nelson Edi Guerra; Homenageado Nacional - Dr. Antônio Roberto Bozola; Homenageado Regional - Dr. Rinaldo Amud; Homenageado Emérito Regional - Dr. Juarez Avelar; Homenagem Justo Tributo - Dr. Marcus de Castro Ferreira e Homenagem Póstuma - Dr. José Teixeira Gama.

Finalizando, queremos agradecer Dr. Dov Charles Goldenberg - editor chefe RBCP, João Egídio de Alvarenga Junior - editor assistente e Susana Luciano de Oliveira - secretária executiva, pela eficiência nestes 5 Suplementos que editamos na gestão do Dr. Níveo Steffen.

Bons Ventos - Tudo Bins!

REFERÊNCIAS

1. Beltrão L. Jornalismo interpretativo: filosofia e técnica. 2ª ed. Porto Alegre: Sulina; 1980.

2. Melo JM. Estudos de jornalismo comparado. São Paulo: Pioneira; 1972.

3. Brasil. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). IBGE divulga as Estimativas de População dos municípios para 2018. Brasília (DF): Agência IBGE; 2018; [acesso em DIA ago 2019]. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/22374-ibge-divulga-as-estimativas-de-populacao-dos-municipios-para-2018

4. Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). 34ª Jornada Norte-Nordeste de Cirurgia Plástica. 2019; [acesso em DIA ago 2019]. Disponível em: http://www2.cirurgiaplastica.org.br











Professor Titular de Cirurgia Plástica - Universidade Federal de Santa Catarina. Regente do Serviço de Cirurgia Plástica e Queimados HU-UFSC.

 

Previous Article Back to Top Next Article

Indexers

Licença Creative Commons All scientific articles published at www.rbcp.org.br are licensed under a Creative Commons license