Open Access Revisão por pares

Editorial - Year2016 - Volume31 - Issue 1

WAME e a importância da editoração científica

WAME and the importance of scientific editing

http://www.dx.doi.org/10.5935/2177-1235.2016RBCP0001

O percurso entre o surgimento de uma ideia e sua publicação é longo e complexo. Além, obviamente, do autor, a condução para o sucesso depende em parcela significativa da escolha do meio de divulgação.

O periódico é escolhido pelo autor, levando em consideração o impacto científico, população-alvo, qualidade estrutural, agilidade, tempo de resposta, entre outros quesitos.

A Revista busca ter em seu conteúdo estudos interessantes, originais, de qualidade e que reflitam a filosofia editorial do periódico. Em nosso caso, representar o progresso científico da Cirurgia Plástica nacional e agregar a contribuição internacional a nosso meio, criando ciência e consolidando conceitos.

Grande parte desta interação depende do Editor científico. Visando o aprimoramento desta atividade, editores em todo o globo se uniram para a criação de uma associação médica de editores, a WAME - World Association of Medical Editors, fundada em 1995 e que sumariza em seus principais objetivos o papel do Editor na construção de um periódico científico de qualidade.

A magnitude de vertentes, descritas a seguir, é significativamente ampla e diretamente dependente do corpo editorial:

• Publicar artigos originais, relevantes, bem documentados e revisados por pares

• Promover educação continuada a fim de promover a tomada de decisões baseada em evidências

• Permitir aos profissionais da saúde o acesso à informação em diversas áreas da especialidade

• Aprimorar os cuidados de saúde internacionalmente por meio da pesquisa médica

• Estimular o debate responsável em assuntos controversos e políticas de saúde

• Atingir o mais elevado nível ético no jornalismo médico

• Promover um processo editorial auditado e com suporte científico

• Produzir publicações atualizadas, com credibilidade e prazer na leitura

• Predizer assuntos relevantes e problemas na medicina atual

• Informar os leitores acerca de assuntos ligados a outros aspectos da medicina, tais como saúde pública, política, filosofia, ética, meio ambiente, economia e aspectos históricos e culturais

• Demonstrar na importância do periódico científico sua responsabilidade social com a melhoria da condição humana e salvaguarda da integridade científica.

O cargo de Editor Científico é, portanto, uma posição de alta responsabilidade. A partir de janeiro de 2016, assumi com grande satisfação o cargo de Editor-Chefe da Revista Brasileira de Cirurgia Plástica (RBCP). O compromisso assumido agora deve ser transformado em movimentos positivos e crescimento de nossa Revista.

A principal bandeira será a indexação internacional da RBCP, que traduzirá o crescimento em todos os quesitos previamente expostos e propostos pela WAME.

Além dos esforços já iniciados anteriormente, contaremos com todo o apoio da Diretoria Nacional a fim de prover as ferramentas necessárias para tal. Construímos um time de coEditores, Editores Associados e corpo de Revisores estimulados e que juntos buscarão cumprir este principal objetivo no menor tempo possível.


DOV GOLDENBERG
Editor