ISSN Online: 2177-1235 | ISSN Print: 1983-5175

Previous Article Next Article

Body and Chest - Year2013 - Volume28 - (3 Suppl.1)

INTRODUÇÃO

A cirurgia de aumento das mamas é um dos procedimentos cirúrgicos estéticos mais realizados no Brasil. O planejamento de uma mamoplastia de aumento visa a avaliar todas as variáveis e alternativas que possam ter influência nos resultados e evitar possíveis complicações. Vários protocolos avaliam a localização da implantação da prótese baseada na quantidade do tecido mamário, o volume a ser implantado e a localização da incisão. As deformidades torácicas maiores são fáceis de ser notadas, porém as deformidades menores muitas vezes passam despercebidas. Hodgkinson relatou que a falha no reconhecimento e na significância dessas deformidades e sua contribuição nas assimetrias mamárias podem influenciar o resultado final da cirurgia. O apoio de uma prótese sobre uma superfície irregular e assimétrica traz resultados também assimétricos.


OBJETIVO

O objetivo deste trabalho é chamar a atenção dos cirurgiões mais jovens para a avaliação prévia e correta de tórax, estruturas ósseas e incidência de suas assimetrias, demonstrando que procedimentos complementares podem minimizar esses problemas.


MÉTODO

Estudo retrospectivo de prontuários de 100 últimas pacientes submetidas a mamoplastia de aumento pelo autor e os procedimentos realizados. Nas pacientes com deformidades torácicas maiores, porém simétricas, foram colocadas próteses iguais. Nas pacientes com assimetria torácica, foram utilizadas próteses de formatos diferentes (redondas, anatômicas e supraclaviculares) e/ou em posições diferentes, com complementação com mais de uma prótese e lipoenxertia para reparação da deformidade torácica simultânea.


RESULTADOS

Nos últimos 100 casos operados pelo autor, foram encontrados 61% de assimetrias mamárias e 7% de assimetrias torácicas menores e assimétricas. Nesses 7 casos, foram necessários procedimentos atípicos, com colocação de próteses de formatos diferentes (redondas ou anatômicas), em posições variadas, e lipoenxertia complementar.


DISCUSSÃO

A mamoplastia de aumento visa à obtenção de resultado harmonioso e esteticamente simétrico. O correto diagnóstico com verificação de vários parâmetros tem que ser observado, pois alterações da estrutura óssea ou partes moles subjacentes podem ser encontradas. Pacientes com deformidades óbvias e maiores necessitam de correção da parede torácica. As mais encontradas observadas por Hodgkinson foram pectus carinatum, excavatum, proeminência costoesternal e síndrome de Poland. Deformidades leves e moderadas, como torção da costela, rotação costal e hipoplasia torácica anterior, muitas vezes, são desconhecidas pela portadora e quando assimétricas podem ter resultados insatisfatórios. Segundo Rohrich, 88% das mulheres têm algum grau de assimetria (altura da mama no tórax, conteúdo mamário, ptose unilateral, assimetria do complexo areolopapilar e assimetria torácica), e 65% das mulheres têm mais de um parâmetro para assimetria. Esse autor observou assimetria torácica em 9% de 100 casos de mamoplastia de aumento. Wolter e colaboradores observaram, em 548 pacientes, 7,1% de deformidades, e Khan observou incidência de 8,6%. No tratamento, são relatadas utilização de procedimentos na estrutura óssea e inclusão de próteses rígidas. Os autores preferem próteses de diferentes formas ou mais de uma prótese, procedimentos que atenuam ou corrigem as deformidades e assimetrias.


CONCLUSÃO

O diagnóstico correto, realizado por meio de avaliação física minuciosa e exames de imagens, o planejamento individualizadoe a informação à pacientesão essenciais. Procedimentos complementares devem ser realizados para se obter resultado mais harmonioso.

 

Previous Article Back to Top Next Article

Indexers

Licença Creative Commons All scientific articles published at www.rbcp.org.br are licensed under a Creative Commons license