ISSN Online: 2177-1235 | ISSN Print: 1983-5175

Previous Article Next Article

Skull, Face and Neck - Year2013 - Volume28 - (3 Suppl.1)

OBJETIVO

O tratamento do linfedema palpebral crônico é um desafio do ponto de vista tanto estético como funcional. A utilização de fios de náilon para o tratamento cirúrgico do linfedema palpebral crônico não foi descrito previamente na literatura. No presente estudo, apresentamos casos de linfedema palpebral crônico em que utilizamos fios de náilon com o objetivo de otimizar a drenagem linfática pelo princípio da capilaridade.


MÉTODO

Foram selecionadas 3 pacientes do sexo feminino, atendidas no ambulatório de Cirurgia Órbito-Palpebral do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com linfedema crônico em pálpebra, definido como linfedema persistente por mais de 6 meses. Dessas pacientes, uma evoluiu com linfedema crônico após trauma de face, com ferimento descolante envolvendo a região frontal e a pálpebra superior direita; outra desenvolveu linfedema crônico após colocação de peso de ouro em decorrência de lagoftalmo paralítico; e a última é portadora de angioedema hereditário tipo III. Sob sedação, as pacientes foram submetidas a anestesia local no trajeto do fio. A pálpebra superior foi abordada desde o terço médio da pálpebra superior, passando pela linha pré-auricular até o ângulo da mandíbula. A pálpebra inferior foi abordada por toda sua extensão até a linha pré-auricular e, dessa posição, até o ângulo da mandíbula, e desde o terço medial da pálpebra inferior até a borda da mandíbula, 2 cm anterior à borda do músculo masseter. Para o tratamento da pálpebra superior, foi realizada uma incisão de 5 mm na altura da linha pré-capilar na borda superior do arco do zigoma. Por meio dessa incisão, foi introduzido um Jelco 18 Fr em direção à borda medial da pálpebra com trajeto subcutâneo. Por dentro desse Jelco foi passado um fio de náilon monofilamentar 4.0 incolor. O Jelco foi retirado e introduzido na linha pré-auricular a partir do ângulo da mandíbula em direção à incisão pré-capilar em trajeto subcutâneo. O mesmo fio de náilon foi passado então por dentro do Jelco, ficando dessa forma desde a porção medial da pálpebra afetada até a altura do ângulo da mandíbula. Esse trajeto visa a otimizar a drenagem linfática para a cadeia pré-auricular. Foram passados 4 a 6 fios em cada paciente. A incisão pré-capilar foi fechada com fio de náilon 6.0 e foram seccionados os excessos de fios no ângulo da mandíbula e na pálpebra superior. Para o tratamento da pálpebra inferior, foi realizada uma incisão de 5 mm na linha pré-auricular, na borda inferior do arco do zigoma, e outra incisão na borda medial da pálpebra. Através dessas incisões, foi realizada a mesma técnica de passagem do fio pela região pré-auricular descrita para pálpebra superior. E para direcionar a drenagem linfática para a cadeia submandibular, o Jelco foi introduzido desde a borda mandibular, 2 cm anteriormente à borda do músculo masseter, em direção à incisão medial na pálpebra inferior e o fio de náilon foi então passado por dentro do Jelco. Foram passados 4 a 6 fios. As incisões foram fechadas com fio de náilon 6.0 e os excessos defios,seccionados.


RESULTADOS

No primeiro caso, a paciente M.P., de 32 anos, foi vítima de ferimento descolante na região frontal e pálpebra superior direita. Foi realizado desbridamento de tecido desvitalizado e sutura primária na ocasião do trauma.Apaciente evoluiu com linfedema palpebral crônico, com desconforto local e insatisfação com o aspecto inestético. Foi realizada passagem de fios de náilon na pálpebra acometida, conforme técnica descrita. No seguimento pós-operatório de 6 meses, a paciente refere melhora do ponto de vista estético e da qualidade de vida. A segunda paciente, C.M.S., de 59 anos de idade, foi submetida a colocação de peso de ouro por lagoftalmo paralítico. Após a colocação do implante, evoluiu com linfedema palpebral, que persistia há 1 ano. A paciente foi submetida a passagem de fios denáilonparatratamentodapálpebra superior direita. Segue em acompanhamento ambulatorial, referindo melhora da abertura palpebral. No sexto mês pós-operatório, apresenta-se satisfeita com o procedimento. A última paciente, J.V.D.S., de 41 anos de idade, é portadora de angioedema hereditário tipo III. Inicialmente, foi acometida por angioedema palpebral bilateral recorrente, que evoluiu com linfedema palpebral crônico há 3 anos. Após passagem dos fios de náilon nas pálpebras superiores e inferiores, referiu melhora importante do incômodo local e do aspecto estético, já nos primeiros dias de pós-operatório.


CONCLUSÃO

O linfedema palpebral crônico, em suas diversas etiologias, traz implicações tanto estéticas como funcionais aos pacientes. A utilização de fios de náilon monofilamentar para o tratamento cirúrgico do linfedema palpebral crônico não foi descrita previamente na literatura.

 

Previous Article Back to Top Next Article

Indexers

Licença Creative Commons All scientific articles published at www.rbcp.org.br are licensed under a Creative Commons license