ISSN Online: 2177-1235 | ISSN Impresso: 1983-5175

Artigo Anterior Próximo Artigo

Cartas ao Editor - Ano 2012 - Volume 27 - Número 2

Ricardo Baroudi
Editor-chefe da Revista Brasileira de Cirurgia Plástica

Prezado editor

Gostaria de parabenizar o senhor e sua equipe pelo fato de nossa revista ter sido incluída no SciELO. Realmente esse foi um grande marco para nossa Sociedade. Entretanto, a revisão bibliográfica dos artigos publicados em nossa revista deve ser rigorosa e evitar que referências bibliográficas importantes deixem de ser referidas, fato ocorrido nos artigos "Ninfoplastia: classificação e refinamentos técnicos"1 e "Inclusão de implantes de panturilha na correção das amiotrofias dos membros inferiores"2, ambos publicados na edição 26-3 da Revista Brasileira de Cirurgia Plástica.

Quanto ao primeiro artigo supracitado,os autores propõem uma classificação de hipertrofia dos pequenos lábios, sem menção de outra classificação anteriormente publicada3-6. Ressaltamos, também, que a hipertrofia dos pequenos lábios e a hipertrofia de prepúcio são afecções distintas, que podem estar ou não associadas.

Quanto ao segundo artigo, fazemos um adendo com duas de nossas referências bibliográficas7,8.

Recomendo ambos os artigos, principalmente por tratarem de assuntos que até hoje são escassos na literatura nacional e mundial, pois a experiência pessoal dos autores certamente contribuirá para novas publicações.

Lembro aos colegas que, ao publicarem seus artigos, pesquisem no Índex Bibliográfico da SBCP, de autoria dos colegas Evaldo Alves D'Assumpção e Osvaldo Saldanha.


Yhelda de Alencar Felicio
Cirurgiã plástica, membro titular da
Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica,
Fortaleza, CE, Brasil


REFERÊNCIAS

1. Cunha FI, Silva LM, Costa LA, Vasconcelos FRP, Amaral GT. Ninfoplastia: classificação e refinamentos técnicos. Rev Bras Cir Plást. 2011;26(3):507-11.

2. Cavalcanti TOL, Pitanguy I, Ribeiro LMB, Oliveira FFG. Inclusão de implantes de panturrilha na correção das amiotrofias dos membros inferiores. Rev Bras Cir Plást. 2011;26(3):518-24.

3. Felicio Y. Chirurgie intime. Rev Chir Esth Lang Franc. 1992;XVII(67):37-43.

4. FelicioY.Pubisplastia.RevCientInstitutoDr.JoséFrota.2005;5(4):33-41.

5. Felicio Y. Labial surgery. Aesthetic Surg J. 2007;27(3):322-8.

6. Felicio Y. Plástica do púbis e da genitália externa: duas décadas de experiência. Rev Bras Cir Plást. 2011;26(2):321-7.

7. Felicio Y. Reconstrução das amiotrofias de pernas com próteses de silicone. Rev Cient Instituto Dr. José Frota. 2004;4(3):51-4.

8. Felicio Y. Calfplasty. Aesthetic Plast Surg. 2000;24(2):141-7.





Correspondência para:
Yhelda de Alencar Felicio
Rua Professor Dias da Rocha, 1.200 - Aldeota
Fortaleza, CE, Brasil - CEP 60170-310
E-mail: yheldafelicio@secrel.com.br

Correspondência submetida no SGP (Sistema de Gestão de Publicações) da RBCP.
Correspondência recebida: 7/5/2012
Correspondência aceita: 13/6/2012






Ricardo Baroudi
Editor-chefe da Revista Brasileira de Cirurgia Plástica

Caro Editor

Com relação ao trabalho "Augmentation brachioplasty: surgery for improving the appearance of the arms"1, de autoria de Abadesso & Serra, publicado na edição 27-1 da Revista Brasileira de Cirurgia Plástica, gostaria de acrescentar que abordagem semelhante foi publicada por Dini & Ferreira2-5.

A publicação inicial2 surgiu após extensiva pesquisa em recém-cadáveres, em 2002, sendo elaborados três tamanhos de implantes de silicone confeccionados pela empresa brasileira Silimed (Figura 1).


Figura 1 - Implantes de silicone confeccionados pela empresa brasileira Silimed, para braquioplastias de aumento.



Esses modelos iniciais eram semelhantes a próteses de panturrilhas, com a variante de comprimento e largura menores, mas com maior altura, medidas essas baseadas nas médias obtidas nas dissecções. Esse protótipo inicial apresentou o inconveniente de o implante rodar dentro da pseudocápsula.

Então, em agosto de 1997, Cláudio Carvalho, gerente de Processos da Silimed e responsável pela fabricação de implantes, confeccionou, por nossa solicitação, próteses cilíndricas (com formato semelhante ao de um quibe), o que evitava a sensação incômoda de a prótese estar ora na vertical ora na horizontal. Esses modelos foram patenteados pela Silimed, sob os números 2424899 e 2424900. Os autores abriram mão de qualquer benefício relacionado a essa patente em prol de nossos pacientes e do progresso da especialidade.

Esses modelos cilíndricos foram fabricados como produtos especiais, o que representa uma fabricação sob encomenda. O modelo inicial do implante foi doado, em 2005, a Moisés Wolfenson, que coordenava o Museu da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, para inclusão em nossa coleção de peças históricas.

Atenciosamente,


Gal Moreira Dini
Cirurgião plástico, membro titular da
Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, professor de
Cirurgia Plástica da Pontifícia Universidade Católica de
São Paulo (PUC-SP), Sorocaba, SP, Brasil,
e Universidade Federal de São Paulo/Escola
Paulista de Medicina, São Paulo, SP, Brasil


REFERÊNCIAS

1. Abadesso I, Serra F. Augmentation brachioplasty: surgery for improving the appearance of the arms. Rev Bras Cir Plást. 2012;27(1):97-101.

2. Dini GM, Ferreira LM. Braquioplastia de aumento. In: Stocchero IN, Tournieux AAB, eds. Atualização em cirurgia plástica estética e reconstrutiva. SBCP Regional SP. São Paulo: Robe; 1996. p. 481-4.

3. Dini GM, Ferreira LM. Augmentation brachioplasty. Plast Reconstr Surg. 2006;117(6):2109-11.

4. Dini GM, Ferreira LM. Inclusões de silicone de gel coesivo nos membros superiores. In: Ferreira LM, ed. Guia de cirurgia plástica. Guia de medicina ambulatorial e hospitalar. São Paulo: Manole; 2007. p. 733-5.

5. Dini GM, Ferreira LM. Augmentation brachioplasty with cohesive silicone gel implants. In: Shiffman MA, Giuseppe AD, eds. Body contouring. Berlin: Springer; 2010. p. 327-30.





Correspondência para:
Gal Moreira Dini
Rua Vicencia Faria Versage, 318
Sorocaba, SP, Brasil - CEP 18031-080
E-mail: dr.gal@uol.com.br

Correspondência submetida no SGP (Sistema de Gestão de Publicações) da RBCP.
Correspondência recebida: 18/6/2012
Correspondência aceita: 21/6/2012






Ricardo Baroudi
Editor-chefe da Revista Brasileira de Cirurgia Plástica

Caro Editor

Com relação à carta enviada por Gal Moreira Dini, algumas considerações se fazem necessárias.

O artigo "Augmentation brachioplasty"1, de autoria de Dini & Ferreira, deveria constar em nossas referências bibliográficas, pois é indexado nas principais bases de dados. Esse artigo foi publicado na seção "Letters and Viewpoints" e não foi localizado em nossa busca inicial. Sugerimos a publicação como artigo original, pela sua grande importância, o que facilitaria sua localização.

O trabalho atual propõe algo novo no aspecto técnico, pois utiliza uma via de acesso diferente. O implante proposto também difere do previamente publicado. Nosso conceito é de que o implante ideal para a região deve oferecer volume por meio de silicone sólido (elastômero) e contorno com silicone gel superficialmente, portanto um implante misto e ainda não produzido industrialmente.

Realizamos contato com a empresa Silimed, que nos informou não possuir patentes sobre seus produtos.

Consideramos de fundamental importância esse tipo de discussão, o que poderá estimular o interesse dos cirurgiões pelo tema, pois apenas o aumento da demanda justifica a criação de uma linha de produção de uma nova peça por parte do fabricante. Ademais, estamos sempre abertos a sugestões e críticas.

O surgimento de novas técnicas e seu constante aprimoramento são fundamentais para mantermos a posição de vanguarda ocupada pelo nosso País na Cirurgia Plástica.

Atenciosamente,


Ivan Abadesso
Cirurgião plástico, membro titular da
Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP),
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Fernando Serra
Cirurgião plástico, membro titular da SBCP,
Rio de Janeiro, RJ, Brasil


REFERÊNCIA

1. Dini GM, Ferreira LM. Augmentation brachioplasty. Plast Reconstr Surg. 2006;117(6):2109-11.





Correspondência para:
Ivan Abadesso
Av. das Américas, 500 - Bloco 20 - Sala 202 - Barra da Tijuca
Rio de Janeiro, RJ, Brasil - CEP 22640-100
E-mail: abadesso.ivan@gmail.com


Correspondência recebida: 26/6/2012
Correspondência aceita: 26/6/2012

 

Artigo Anterior Voltar ao Topo Próximo Artigo

Patrocinadores

Indexadores

Licença Creative Commons Todos os artigos científicos publicados em http://www.rbcp.org.br estão licenciados sob uma Licença Creative Commons