ISSN Online: 2177-1235 | ISSN Print: 1983-5175

Showing of 1 until 5 from 5 result(s)

Search for : MIKAELLE PAIVA DOS SANTOS SOUZA

Ritidoplastia sem descolamento resultante

ALANA D`AVILA REBELO; SALUSTIANO GOMES DE PINHO PESSOA; MIKAELLE PAIVA DOS SANTOS SOUZA; LUCAS MACHADO GOMES DE PINHO PESSOA; EUDEMARA FERNANDES DE HOLANDA
Rev. Bras. Cir. Plást. 2019;34(Suppl.3):25-27 - Articles

PDF Portuguese

RESUMO

Introdução: Opções para o rejuvenescimento facial tem sido um dos assuntos mais discutidos nas últimas décadas. O objetivo deste estudo é demonstrar uma abordagem na cirurgia da face, com conceitos mais conservadores, porém que atenda e solucione de forma efetiva e duradoura as solicitações dos pacientes, visando sempre um menor dano cirúrgico.
Método: Foram analisados o resultado de 50 casos de pacientes operadas pela técnica descrita, entre janeiro de 2005 a maio de 2019.
Resultados: Os pacientes obtiveram um alto grau de satisfação, um menor tempo de recuperação, retorno precoce as suas atividades habituais e baixos índices de complicações.
Conclusões: Procedimentos cirúrgicos pouco invasivos, menos extensos, com tempo de recuperação mais curto e minimização de complicações, têm atualmente sido mais solicitados pelos pacientes candidatos à ritidoplastia facial; e, a técnica descrita neste trabalho, mostrou-se segura e uma opção viável para o tratamento do envelhecimento facial.

Palavras-chave: Ritidoplastia; Envelhecimento da pele; Complicações pós-operatórias; Face; Rejuvenescimento; Retalhos cirúrgicos

 

Galactorreia associada à mamoplastia pós-bariátrica: relato de caso

EUDEMARA FERNANDES DE HOLANDA; SALUSTIANO GOMES PINHO PESSOA; VITOR DE VASCONCELLOS MUNIZ; LUCAS MACHADO GOMES DE PINHO PESSOA; MIKAELLE PAIVA DOS SANTOS SOUZA; ALANA D'AVILA REBELO
Rev. Bras. Cir. Plást. 2019;34(Suppl.3):28-30 - Articles

PDF Portuguese

RESUMO

Introdução: Pacientes pós-bariátricos apresentam rápida redução de peso e melhora das comorbidades relacionadas à obesidade. As mulheres apresentam mamas flácidas, ptóticas, com polo superior vazio e plano. Apesar da mamoplastia com o uso de prótese ser considerado um procedimento comum e seguro, o mesmo não está isento de complicações. Algumas complicações são bem conhecidas, como os seromas, hematomas e abscessos, mas há ainda algumas mais incomuns como a galactocele. No presente artigo, relatamos um caso de galactocele após mamoplastia com prótese em paciente pós-bariátrica acompanhada em nosso Serviço, e discutimos sobre as possíveis causas e possibilidades terapêuticas apresentadas na literatura.
Método: Estudo retrospectivo e descritivo através da revisão de prontuário da paciente do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC-UFC).
Conclusões: A possibilidade de galactocele/galactorreia após mastopexia com prótese deve ser lembrada, tendo várias possibilidades terapêuticas, desde conduta expectante a tratamento cirúrgico e/ou farmacológico.

Palavras-chave: Mamoplastia; Cirurgia bariátrica; Galactorreia; Implante mamário; Procedimentos cirúrgicos reconstrutivos

 

Análise da participação de Hospital Universitário em dois mutirões nacionais de reconstrução mamária

EUDEMARA FERNANDES DE HOLANDA; SALUSTIANO GOMES PINHO PESSOA; VITOR DE VASCONCELLOS MUNIZ; LUCAS MACHADO GOMES DE PINHO PESSOA; MIKAELLE PAIVA DOS SANTOS SOUZA; ALANA D'AVILA REBELO
Rev. Bras. Cir. Plást. 2019;34(Suppl.3):31-33 - Articles

PDF Portuguese

RESUMO

Introdução: Há uma crescente fila à espera da cirurgia reparadora após a mastectomia. Dessa forma, foram criados programas de mutirão, com a finalidade de diminuir tal demanda.
Objetivo: Analisar os resultados da participação do Serviço de Cirurgia Plástica do HUWC nos Mutirões Nacionais de Reconstrução Mamária (MNRC), realizados em 2016 e 2018.
Método: Estudo retrospectivo e descritivo através da revisão de prontuários de pacientes submetidas à reconstrução mamária durante o período dos mutirões.
Resultados: 24 pacientes foram submetidas à reconstrução mamária pós-mastectomia, sendo 16 pacientes no ano de 2016 e 8 em 2018. A idade média de 49 anos em 2016 e 51 anos em 2018. Em 2016, as principais complicações foram seroma em região dorsal (13%) e deiscência parcial da ferida operatória (13%); em 2018, epidermólise (12,5%) e cicatriz hipertrófica (12,5%).
Conclusões: Os mutirões de reconstrução mamária pós-mastectomia são uma alternativa viável em termos de saúde pública.

Palavras-chave: Procedimentos cirúrgicos reconstrutivos; Mastectomia; Mamoplastia; Neoplasias da mama; Direito à saúde

 

Opções de reconstrução após ressecção de tumor de pele nasal

MIKAELLE PAIVA DOS SANTOS SOUZA; SALUSTIANO GOMES DE PINHO PESSOA; VITOR DE VASCONCELOS MUNIZ; ALANA D'ÁVILA REBELO; EUDEMARA FERNANDES HOLANDA; LUCAS MACHADO GOMES DE PINHO PESSOA
Rev. Bras. Cir. Plást. 2019;34(Suppl.3):50-52 - Articles

PDF Portuguese

RESUMO

O nariz é a área mais atingida pelo câncer de pele não-melanoma. A ressecção de tumores nasais pode causar defeitos de diversos formatos e tamanhos e requerer reconstrução planejada. Cada camada que for ressecada, precisa ser reposta, objetivando-se manter o formato e a função do nariz. A pele de diferentes regiões da face, inclusive do próprio nariz, poderá ser bem utilizada sob aplicação de enxertos ou retalhos, bem como enxertos cartilaginosos e retalhos de muco pericôndrio nasal. O planejamento da reconstrução deverá levar em conta as camadas e as subunidades estéticas envolvidas. Este trabalho reúne uma série de 4 casos de pacientes que foram submetidos à ressecção de tumor de pele com reconstrução nasal.

Palavras-chave: Deformidades adquiridas nasais; Nariz; Neoplasias nasais; Neoplasias cutâneas; Cartilagem

 

Perfil das reconstruções mamárias tardias realizadas em 1 ano no Hospital Universitário Walter Cantídio

MIKAELLE PAIVA DOS SANTOS SOUZA; SALUSTIANO GOMES DE PINHO PESSOA; ALANA D'ÁVILA REBELO; EUDEMARA FERNANDES DE HOLANDA
Rev. Bras. Cir. Plást. 2019;34(Suppl.3):53-54 - Articles

PDF Portuguese

RESUMO

O câncer de mama é o segundo câncer mais comum na população feminina. A qualidade de vida passou a ser um importante parâmetro na avaliação de resultados terapêuticos. Neste contexto, a reconstrução da mama compõe etapa fundamental do tratamento por possibilitar recuperação da qualidade de vida e autoestima. A reconstrução pode ser feita de maneira imediata ou tardia. Este estudo traça o perfil das reconstruções tardias da mama, que foram realizadas no período de 1 ano no Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Universitário Walter Cantídio.

Palavras-chave: Mama; Neoplasias da mama; Implante mamário; Mastectomia; Mamoplastia

 

Indexers

Licença Creative Commons All scientific articles published at www.rbcp.org.br are licensed under a Creative Commons license