INTRODUÇÃO
Os procedimentos estéticos cresceram consideravelmente em todo o mundo nos
últimos anos. Em 2020, 24.529.875 procedimentos estéticos foram realizados
globalmente, o que representa um aumento acumulado de 11,9% em relação aos
21.921.285 procedimentos estimados para 20161. Apesar da pandemia de COVID-19, o número de
procedimentos estéticos não cirúrgicos em 2020 aumentou 4,7% quando comparado
a
20191. Considerando o
número absoluto de procedimentos por países, juntamente com os Estados Unidos,
o
Brasil ocupa uma posição de liderança1. Quando os tamanhos populacionais são levados em
consideração, Brasil e Argentina ocupam as primeiras posições, com 715 e 631
procedimentos por 100.000 pessoas, respectivamente2.
Recentemente, nosso grupo demonstrou a existência de uma “epidemia” de injetores
de toxina botulínica no Brasil3. Mais de 139 mil profissionais de saúde praticam no setor no
País. Aproximadamente 85% desses profissionais são representados por dentistas,
ao passo que apenas 4% são cirurgiões plásticos.
Intervenções estéticas não cirúrgicas são consideradas procedimentos que podem
ser realizados em consultórios e clínicas. Tais procedimentos de estética
compreendem os injetáveis (toxina botulínica, ácido hialurônico, hidroxiapatita
de cálcio, ácido poli-L-lático e outros), os peelings químicos
e ablativos, fotorrejuvenescimento, depilação e redução de gordura não
cirúrgica.
A indústria da beleza, incluindo o segmento de cosméticos, é um mercado
multibilionário com notável projeção de crescimento. Espera-se que o mercado
global de procedimentos cosméticos cresça de us$ 46.45 bilhões em 2023 para us$
63.66 bilhões em 2027. No Brasil, com a popularização dos procedimentos
estéticos não cirúrgicos e o crescente número de profissionais praticando no
setor, a saturação do mercado torna-se uma preocupação. É digno de nota o
crescimento significativo de franquias que fornecem esses serviços no Brasil
nos
últimos anos5.
Vários fatores podem influenciar as oportunidades no mercado de estética nos
estados brasileiros. O número de habitantes e a renda per
capita por estado são fatores a serem considerados por
profissionais que desejam praticar no setor. Entretanto, existe uma escassez
de
análises comparando o mercado de estética entre os estados e as regiões
brasileiras.
OBJETIVO
Com o intuito de descrever a situação atual dos serviços de estética, assim como
o potencial de consumo de tais serviços entre os estados e as regiões no Brasil,
realizamos uma pesquisa nacional com profissionais e clínicas da área.
MÉTODO
O presente estudo foi realizado no Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital das
Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE), em Recife-PE, no
período de junho a dezembro de 2022. Este é um estudo transversal nacional
envolvendo provedores de procedimentos estéticos não cirúrgicos no Brasil. O
estudo foi dividido em duas fases: 1) Identificação dos profissionais de
estética por meio de pesquisa Google®-Google Maps®; e 2)
Entrevistas telefônicas para caracterização das categorias profissionais, tipo
de fornecedores (clínicas, franquias ou consultórios exclusivos de profissionais
de saúde) e informações sobre serviços prestados. O Instituto Brasileiro de
Pesquisa e Consultoria® forneceu assistência operacional para
conduzir todas as entrevistas telefônicas. Os entrevistadores eram funcionários
independentes que não faziam parte do grupo dos pesquisadores.
Uma estratégia de busca foi estabelecida usando seis palavras-chave: “estética”,
“clínica de estética”, “toxina”, “toxina botulínica”, “Botox®” e
“harmonização facial”. Todos os termos de busca foram usados em combinação com
o
nome dos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. Optamos por priorizar os
termos relacionados à toxina botulínica por ser o procedimento estético não
cirúrgico mais realizado no mundo6. Assim, esperamos capturar a maioria dos provedores
realizando todos os procedimentos correlatos.
A triagem inicial, seja por verificação de anúncios ou consulta a
sites/redes sociais, permitiu a exclusão de resultados não
relacionados às estratégias de busca (por exemplo, pet shops) e
dados de contato inválidos. Posteriormente, as ligações telefônicas permitiram
confirmar o número real de fornecedores de cosmiatria da lista de estratégias
de
busca. Para as três primeiras unidades federativas analisadas (São Paulo,
Pernambuco e Distrito Federal), nossos principais termos de pesquisa geraram
um
valor preditivo positivo (VPP) de 48,7% (± 6,1%) para fornecedores de toxina
botulínica e um VPP de 42% (± 5,3%) para clínicas que prestam serviços estéticos
não cirúrgicos.
Depois de remover duplicatas para as seis combinações de pesquisa, foi observado
um VPP final de 16,4% (0,1-33% no intervalo de confiança de 95%) para todos os
termos de pesquisa combinados. Assumindo que as pesquisas
Google®-Google Maps® sofreriam a mesma interferência de
resultados indesejados, o VPP final obtido foi utilizado para estimar o número
de serviços cosméticos para todos os outros estados, possibilitando, assim, uma
análise comparativa entre eles.
Um questionário foi desenvolvido como guia para os entrevistadores (Quadro 1). Todas as recusas, números de
telefone inválidos da Internet e chamadas não concluídas foram documentados.
Com
base nas entrevistas telefônicas de clínicas de estética, foram determinados
o
percentual e o número de diferentes categorias profissionais que trabalham
nessas clínicas. Em seguida, novas estratégias de busca foram realizadas por
cada categoria para todos os estados brasileiros (ou seja, “dentista” e “nome
do
estado”).
Quadro 1 - Roteiro para entrevistas.
QUESTIONÁRIO DA PESQUISA |
1. |
Vocês oferecem aplicações de toxina botulínica? |
2. |
Quais são as categorias profissionais
que fazem as aplicações? Quantos profissionais trabalham na sua
clínica ou consultório?
|
3. |
Qual
a marca de sua toxina botulínica (nome comercial)?
|
4. |
Qual o valor da aplicação por unidade
de toxina?
|
5. |
Qual
o horário disponível para aplicação de toxina mais próximo?
|
6. |
Quais outros serviços de estética
vocês oferecem?
|
7. |
Se
outros serviços oferecidos, quais são os profissionais que os
realizam?
|
8. |
Se oferecido, qual o nome do seu
preenchedor (nome comercial)?
|
9. |
Quais equipamentos sua clínica possui (laser, ultrassonografia
etc.)?
|
Quadro 1 - Roteiro para entrevistas.
Entrevistas por telefone também foram realizadas para obter informações sobre a
porcentagem de profissionais que fazem procedimentos estéticos e seus
honorários. Foram entrevistadas amostras convenientes correspondentes a
aproximadamente 10% dos resultados de pesquisa obtidos para cada estado. Nenhum
identificador pessoal dos assistentes ou dos provedores foi registrado durante
as entrevistas.
Dados nacionais de sociedades profissionais de dentistas, dermatologistas e
cirurgiões plásticos foram usados para estimar o número total de profissionais
que prestam procedimentos estéticos não cirúrgicos para todo o país. Portanto,
os números totais desses profissionais atuando na área foram estimados com base
no número total de clínicas e/ou provedores individuais.
Com o objetivo de comparar as oportunidades de mercado entre os estados
brasileiros, um índice de potencial consumo de cosmiatria (IPCC) foi calculado
ajustando o número de serviços pela população e rendimento nominal mensal
domiciliar per capita por estado brasileiro. Dados referentes à
população e à renda foram obtidos do Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE) 20217,8.
Os resultados foram apresentados em números absolutos e percentuais. Médias ou
medianas com desvios padrão ou intervalos interquartis foram relatados quando
apropriado. Os dados da pesquisa foram agregados e extrapolados para todos os
estados brasileiros. Os resultados foram baseados em um nível de confiança de
95% com uma margem de erro de ± 3,9%. O teste de análise de variância (ANOVA)
de
uma via foi realizado para comparar os honorários entre os profissionais e a
franquia.
O estudo não precisou ser submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) por ser
uma pesquisa de mercado realizada na Internet e por meio de ligações telefônicas
a clínicas de estéticas, sem envolver pacientes. O estudo seguiu os princípios
de Helsinque. Esta análise secundária faz parte de um protocolo de estudo que
foi publicado no Registro Nacional de Protocolos de Pesquisa para Hospitais
Universitários Federais do Brasil (Rede Pesquisa, Ebserh, Hospitais
Universitários Federais, código do projeto 4312, HC-UFPE).
RESULTADOS
Todas as estratégias de busca resultaram em 25.894 endereços no Google
Maps® para os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. Após
excluir duplicatas e resultados não relacionados, bem como os números de contato
inválidos, 4.221 serviços de estética não cirúrgica foram encontrados durante
o
período do estudo (Figura 1). Um total de
2.270 entrevistas telefônicas foram realizadas.
Figura 1 - Fluxograma da Pesquisa.
Figura 1 - Fluxograma da Pesquisa.
Das 4.221 clínicas de estéticas, 1.152 (27,3%) pertenciam a rede de franquias.
Dentistas, biomédicos e dermatologistas representavam 80% da força de trabalho
(Tabela 1). Em média, constatou-se
que dois profissionais atuam nessas clínicas. Os tipos de serviços oferecidos
pelas clínicas de estéticas foram detalhados na Tabela 2.
Tabela 1 - Categorias profissionais trabalhando nas 4.221 clínicas de estética
brasileiras.
Categoria |
Participação |
Número Estimado |
Dentistas |
43% |
3.630 |
Biomédicos |
24% |
2.026 |
Dermatologistas |
13% |
1.098 |
Farmacêuticos |
4% |
338 |
Enfermeiras |
3% |
253 |
Cirurgiões Plásticos |
2% |
169 |
Fisioterapeutas |
1% |
84 |
Esteticistas |
1% |
84 |
Multiprofissionais |
9% |
760 |
Todos |
100% |
8.442 |
Tabela 1 - Categorias profissionais trabalhando nas 4.221 clínicas de estética
brasileiras.
Tabela 2 - Serviços oferecidos em clínicas de estética no Brasil.
Toxina
botulínica
|
95% |
Número médio de profissionais contratados para
aplicação de toxina botulínica
|
2 |
*Valor médio
por unidade de toxina botulínica
|
R$ 17,30 |
Disponibilidade de horário na clínica dentro de 24h
da ligação telefônica
|
59% |
Ácido
Hialurônico
|
90% |
Hidroxiapatita de Cálcio/ Ácido Poli-L-
Láctico
|
65% |
Fios de
Sustentação
|
25% |
Ultrassons Microfocado e Macrofocado |
10% |
Laser |
7% |
Estímulo Muscular Eletromagnético |
7% |
Radiofrequência |
6% |
Contrações Musculares Supramáximas |
2% |
Tabela 2 - Serviços oferecidos em clínicas de estética no Brasil.
A Tabela 3 mostra as porcentagens de
dentistas, dermatologistas e cirurgiões plásticos que realizam procedimentos
estéticos não cirúrgicos e seus números totais estimados. Apesar de apenas 31%
dos dentistas entrevistados afirmarem realizar aplicação de toxina botulínica,
o
número absoluto desses profissionais é extremamente superior a todas as outras
categorias juntas.
Tabela 3 - Número estimado de dentistas, dermatologistas e cirurgiões plásticos
atuando no mercado de cosmiatria brasileiro.
Categoria |
Número total de
profissionais no Brasil
|
Percentagem
atuando no mercado
|
Número estimado
atuando no mercado
|
Dentistas |
376.067 |
31% |
116.957 |
Dermatologistas |
9.685 |
87% |
8.678 |
Cirurgiões
Plásticos
|
7.079 |
76% |
5.359 |
Tabela 3 - Número estimado de dentistas, dermatologistas e cirurgiões plásticos
atuando no mercado de cosmiatria brasileiro.
Os cirurgiões plásticos e dermatologistas detinham as maiores taxas de injeção de
toxina botulínica em comparação a dentistas e franquias. Como previamente
reportado, os honorários das franquias eram aproximadamente 27% menores do que
os dos cirurgiões plásticos.
Ao combinar o número de profissionais que trabalham em clínicas e consultórios
individuais, foi estimado e publicado recentemente por nosso grupo um total de
139.436 prestadores de procedimentos estéticos não cirúrgicos no Brasil. A
odontologia foi de longe a categoria profissional mais comum, representando
aproximadamente 87% dos fornecedores de procedimentos estéticos3.
As taxas de profissionais atuando no setor por 100.000 habitantes estão
disponíveis na Tabela 4. São Paulo
possui o menor número de profissionais por população, enquanto Roraima apresenta
a maior taxa. O ranking dos estados brasileiros de acordo com o
IPCC também é apresentado na Tabela 4.
São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro apresentam os maiores IPCCs do Brasil.
Acre, Amapá e Roraima detêm os menores índices entre os estados brasileiros.
A
Figura 2 demonstra o IPCC por região do
País. O IPCC do Sudeste é nitidamente superior aos índices das demais regiões
brasileiras.
Tabela 4 - Serviços de cosmiatria por habitantes e índice de potencial consumo
de cosmiatria por estado brasileiro.
ESTADO |
SERVIÇO/100.000
HABITANTES
|
IPCC |
São Paulo |
3 |
524 |
Minas Gerais |
6 |
210 |
Rio de
Janeiro
|
10 |
180 |
Rio Grande do Sul |
12 |
143 |
Paraná |
11 |
140 |
Bahia |
7 |
117 |
Pará |
8 |
103 |
Santa Catarina |
17 |
99 |
Amazonas |
8 |
94 |
Goiás |
16 |
81 |
Mato Grosso do
Sul
|
20 |
73 |
Ceará |
13 |
70 |
Pernambuco |
12 |
69 |
Distrito Federal |
39 |
65 |
Mato Grosso |
21 |
65 |
Espírito Santo |
24 |
54 |
Maranhão |
12 |
53 |
Paraíba |
19 |
45 |
Rio Grande do
Norte
|
32 |
35 |
Piauí |
24 |
35 |
Alagoas |
24 |
32 |
Tocantins |
34 |
30 |
Sergipe |
35 |
26 |
Rondônia |
47 |
22 |
Acre |
47 |
19 |
Amapá |
54 |
16 |
Roraima |
73 |
14 |
Tabela 4 - Serviços de cosmiatria por habitantes e índice de potencial consumo
de cosmiatria por estado brasileiro.
Figura 2 - Índice de Potencial Consumo de Cosmiatria.
Figura 2 - Índice de Potencial Consumo de Cosmiatria.
DISCUSSÃO
Nosso estudo forneceu estimativas abrangentes sobre o número total de
fornecedores de procedimentos cosméticos não cirúrgicos e sua participação na
prestação de tais serviços no Brasil. A partir dessas estimativas, ajustando
para população e renda domiciliar per capita por estado,
criamos o IPCC, um índice de potencial consumo de cosmiatria, possibilitando
uma
análise comparativa acerca das oportunidades do mercado de procedimentos
estéticos não cirúrgicos no Brasil. Não temos conhecimento de estudos
semelhantes sobre estimativas específicas do setor.
A Região Sudeste, particularmente os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de
Janeiro, destacou-se pelos altos IPCCs. Tal achado sugere que as oportunidades
de mercado nessa região seriam maiores do que em outras regiões do Brasil.
Apesar desses três estados possuírem os maiores números absolutos de serviços
de
estética, as suas vastas populações e maiores rendas per
capitas torna-os lugares mais favoráveis para prática de
profissionais do ramo. Esta informação pode ser particularmente valiosa para
novos profissionais da área quando da decisão de iniciar suas atividades em
determinadas regiões do Brasil.
Recentemente, nosso grupo demonstrou a existência de uma “epidemia” de injetores
de toxina botulínica no Brasil3. Foram projetados mais de 139.000 injetores, o que representa
aproximadamente 0,7 profissionais para cada 1.000 brasileiros. Além disso,
embora a maioria dos dermatologistas e cirurgiões plásticos realizasse
procedimentos estéticos não cirúrgicos, a grande maioria (87%) dos profissionais
atuantes na área eram dentistas.
O rápido crescimento do setor e a atuação de profissionais não médicos foi motivo
de debate em nossa publicação prévia e de outros estudos9,10. Ultimamente, casos de complicações associadas a
procedimentos de estética realizados por dentistas foram documentados no
Brasil11,12. Nos Estados Unidos, como
poderia ser esperado, um estudo sobre a prática de depilação a
laser por não médicos demonstrou um aumento no número de
processos judiciais13.
Evidenciamos que a maioria das clínicas oferecem injetáveis como a toxina
botulínica e o ácido hialurônico. Entretanto, uma pequena proporção detém
tecnologias mais avançadas para procedimentos de cosmiatria. Tais tecnologias
requerem maior expertise e maiores custos.
Aproximadamente 60% das clínicas tinham disponibilidade de horário dentro de 24
horas seguindo a entrevista telefônica. Este dado permite avaliar a relação
ofertademanda de tais procedimentos estéticos. Apesar de uma alta demanda, o
aumento significativo de clínicas de estética nos últimos anos, particularmente
vinculadas a franquias, facilitou o rápido acesso aos procedimentos cosméticos
não cirúrgicos.
Por fim, evidenciamos anteriormente que os valores de procedimentos estéticos são
menores em clínicas de franquias, o que, presumidamente, explica a popularização
de tais procedimentos entre segmentos da sociedade com menores rendas
domiciliares. Entretanto, um estudo americano apontou maior preferência do
público, quando da realização de procedimentos estéticos, por médicos14.
Nosso estudo tem várias limitações. Primeiro, a pesquisa na Internet foi usada
para identificar fornecedores de procedimentos estéticos não cirúrgicos. No
entanto, nem todos os fornecedores, no momento da pesquisa, poderiam ter anúncio
online ativo, o que é que capaz de subestimar o número de
clínicas de estética detectadas. Além disso, embora tenhamos selecionado as
categorias de profissionais mais prováveis que realizam procedimentos
cosméticos, outros provedores podem ter sido perdidos. Finalmente, a utilização
de renda domiciliar per capita para avaliar as oportunidades de
mercado pode não necessariamente estar relacionada ao desejo e ao potencial em
consumir tais serviços.
CONCLUSÃO
Quando a população e a renda domiciliar per capita são
consideradas, diferenças significantes são documentadas entre estados
brasileiros quanto ao potencial de consumo de serviços de estética no Brasil.
Baseado no Índice de Potencial Consumo de Cosmiatria, a Região Sudeste apresenta
as melhores oportunidades de mercado no setor de procedimentos estéticos não
cirúrgicos entre as regiões brasileiras.
A existência de uma “epidemia” de fornecedores de procedimentos estéticos não
cirúrgicos no Brasil é uma realidade. Atualmente, o mercado é dominado por não
médicos, principalmente por dentistas.
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1. Hospital das Clínicas, Universidade Federal de
Pernambuco, Serviço de Cirurgia Plástica, Departamento de Cirurgia, Recife, PE,
Brasil
2. UNINASSAU, Recife, PE, Brasil
Autor correspondente: Bartolomeu Antonio Nascimento
Junior Hospital das Clínicas - UFPE, Avenida Prof. Moraes Rego, S/N,
Cidade universitária, Recife, Pernambuco, Brazil, CEP: 50670-901, E-mail:
barto.nascimentojr@outlook.com
Artigo submetido: 29/04/2023.
Artigo aceito: 20/08/2023.
Conflitos de interesse: não há.