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Search for : Cirurgia plástica; Educação; Educação médica; Ensino

Teaching methodology for the training of non surgical procedures of perioral area and nasolabial folds track plastic surgery residents

Rogério de Oliveira Ruiz, Edison Raul Osório Londono, Marlon Alexies Azevedo Barbosa, Flávio Stillitano Orgaes, Hamilton Aleardo Gonella
Rev. Bras. Cir. Plást. 2007;22(2):67-75 - Original Article

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ABSTRACT

The non surgical procedures used in facial rejuvenescence are a reality nowadays, and they are very explored by mass media. Because of this, it is very important to the residents who do jobs of residence in plastic surgery to learn the correct and safe techniques. They must have knowledge enough to distinguish between the correct thing and the fanciful one, in order to indicate or not the procedures. This study suggests the methodology to plastic surgery residents in accredited services drill the techinifor technics of perioral area and nasolabial folds track fulfilling.

Keywords: Surgery, plastic. Education, medical. Internship and residency

 

RESUMO

Os procedimentos não cirúrgicos usados no rejuvenescimento facial são uma realidade atual e muito explorados pela mídia. O aprendizado desses procedimentos, com técnicas seguras e corretas, pelos residentes de serviços de residência de cirurgia plástica se faz necessário, para que eles tenham subsídios para discernir entre o correto e o fantasioso, para uma adequada indicação ou não desses procedimentos. Este trabalho sugere, então, metodologia do treinamento das técnicas de preenchimento para tratamento das áreas peribucais e sulcos nasogenianos para residentes de cirurgia plástica de serviços credenciados.

Palavras-chave: Cirurgia plástica. Educação médica. Internato e residência

 

Cadaver dissection activities in medical residency: experience of the Plastic Surgery Service of Hospital Universitário Professor Edgard Santos, Universidade Federal da Bahia

Victor Diniz de Pochat; Rogério Rafael da Silva Mendes; Adson Andrade de Figuerêdo; Nivaldo Alonso; Marcelo Sacramento Cunha; José Valber Lima Meneses
Rev. Bras. Cir. Plást. 2011;26(4):561-565 - Original Article

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ABSTRACT

BACKGROUND: Understanding human anatomy is crucial to the development of accurate surgical techniques. Training with anatomical specimens in the university environment is often insufficient for learning. Thus, the importance of using cadavers to teach anatomy and surgical skills in undergraduate and post-graduate courses is reinforced. This study aimed to report scientific outcomes related to cadaver dissection in the Plastic Surgery Service of Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES), Universidade Federal da Bahia, from 2009 to 2011, and the importance of this activity for plastic surgery resident training. METHODS: We performed a retrospective observational analysis of scientific production resulting from training activities related to cadaver dissection for the period from 2009 to 2011. RESULTS: We developed activities related to education, research, and extension by means of an agreement signed between the HUPES and the Forensic Medicine Institute of the State of Bahia. Among the educational activities undertaken, dissection activities led to the creation of rich educational materials relevant to the daily practice of resident physicians. With regard to research, several papers have been written, resulting in publications and presentations at scientific meetings. Cadaver dissection also was the subject of a conclusion dissertation and a PhD thesis. Through the partnership, extracurricular training was conducted for medical students as well as members of the Plastic Surgery League of Bahia (LBCP), allowing them to develop skills that had previously not been practiced at the university. CONCLUSIONS: The Plastic Surgery Department - HUPES obtained considerable gains by developing activities related to cadaver dissection. The service is contributing to progress in the three pillars of education: education, research, and extension.

Keywords: Dissection. Cadaver. Medical education. Internship and residency. Plastic surgery.

 

RESUMO

INTRODUÇÃO: O adequado conhecimento da anatomia do ser humano é crucial para o desenvolvimento de uma técnica cirúrgica apurada. O treinamento com peças anatômicas no meio universitário, muitas vezes, é insuficiente para o aprendizado. Assim, o uso de cadáveres para o ensino de anatomia e habilidades cirúrgicas na graduação e pós-graduação tem sua importância reforçada. O objetivo deste estudo foi relatar a produtividade do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES) da Universidade Federal da Bahia, no que se refere às atividades de dissecção de cadáveres realizadas de 2009 a 2011, bem como a importância dessa atividade no treinamento dos residentes do serviço. MÉTODO: Foi realizada análise observacional retrospectiva da produção do serviço em decorrência das atividades de treinamento em dissecção de cadáveres, no período de 2009 a 2011. RESULTADOS: Foram desenvolvidas atividades no âmbito de ensino, pesquisa e extensão por meio de convênio firmado entre o Serviço de Cirurgia Plástica do HUPES e o Instituto Médico Legal do Estado da Bahia. Entre as ações pedagógicas empreendidas, a atividade de dissecção proporcionou a criação de um material rico de ensino que inclui diversos retalhos importantes para a prática diária dos médicos residentes. Em relação à pesquisa, foram desenvolvidos diversos artigos científicos que geraram publicações e apresentações em eventos científicos. Essa atividade deu origem, ainda, a uma monografia de conclusão de residência e a uma tese de doutorado. Por meio do convênio firmado, foi realizado estágio extracurricular para os acadêmicos de medicina, membros da Liga Baiana de Cirurgia Plástica (LBCP), em que puderam desenvolver habilidades não praticadas na universidade. CONCLUSÕES: Pode-se concluir que o Serviço de Cirurgia Plástica do HUPES obteve ganhos consideráveis com o desenvolvimento das atividades de dissecção cadavérica. Isso demonstra que o serviço vem consolidando sua atuação nos três pilares da educação: ensino, pesquisa e extensão.

Palavras-chave: Dissecação. Cadáver. Educação médica. Internato e residência. Cirurgia plástica.

 

Academic league: is it positive? Experience of Liga Baiana de Cirurgia Plástica

Lívia Leal Ferreira Monteiro; Marcelo Sacramento Cunha; Washington Luiz de Oliveira; Nilmar Galdino Bandeira; José Válber Menezes
Rev. Bras. Cir. Plást. 2008;23(3):158-161 - Original Article

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ABSTRACT

Introduction: Plastic Surgery academic league (LBCP) of the medical school of Federal University of Bahia (UFBA) is an academic league with no financial interests. Objective: The aim of this study is evaluate the main positive and negative points of LBCP, member's satisfaction and knowledge after one year. Method: The questioner applied to the members analyzed, by the end of the year, the main LBCP events during May 2006 and July 2007. They were: weekly lectures, activities in plastic surgery clinics at Universitary Hospital, Brazilian Plastic Surgery Society - Regional Bahia meetings, surgical instrumentation of plastic surgeries, events organization and scientific development. Results: The percentage of student interested in acting as plastic surgeon grew from 28.6% to 78.6%. Satisfaction and improvement of knowledge ranged 84% and 78%. Conclusion: Academic leagues are powerful instruments for graduates insertion in scientific and medical activities. They bring real contact and knowledge, demystifying unknown aspects of the specialty.

Keywords: Medicine. Surgery, plastic/education. Education, medical, undergraduate/methods. Career choice.

 

RESUMO

Introdução: A Liga Baiana de Cirurgia Plástica (LBCP) da Faculdade de Medicina da Bahia da Universidade Federal da Bahia é uma liga acadêmica sem fins lucrativos, fundada em maio de 2006 com a finalidade de aproximar graduandos à especialidade médica de Cirurgia Plástica. Objetivo: O presente estudo pretende avaliar os pontos positivos e negativos, o grau de satisfação e aprendizado dos membros após um ano de implantação da LBCP. Método: Foram analisadas, por meio de questionário aplicado aos membros no final do ano letivo, todas as atividades realizadas pela LBCP, no período de maio de 2006 a julho de 2007. As atividades foram: reuniões semanais com aulas sobre os principais assuntos em cirurgia plástica, atendimento ambulatorial e instrumentação cirúrgica no Hospital Universitário, reuniões da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional Bahia, organização de eventos e elaboração de trabalhos científicos. Resultados: A taxa de alunos que se interessavam pela especialidade era 28,6% antes da liga, evoluindo para 78,6%. As taxas de satisfação e aprendizado após 1 ano de LBCP foram de 84% e 78%, respectivamente. Conclusão: As ligas acadêmicas são instrumentos de forte poder para inserção na atividade médica e científica, propiciam melhor contato e conhecimento da especialidade, desmistificando assuntos outrora desconhecidos.

Palavras-chave: Medicina. Cirurgia plástica/educação. Educação de graduação em medicina/métodos. Escolha da profissão.

 

Initial training in microsurgery

Iana Silva Dias; Salustiano Gomes de Pinho Pessoa; André Nunes Benevides; José Everardo Macêdo
Rev. Bras. Cir. Plást. 2010;25(4):595-599 - Original Article

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ABSTRACT

The microsurgical technique witch until the 1980's was an exclusion procedure, only chosen in extreme cases, due to easily observed advances seen in innumerous current publications, has become in various procedures the first surgical option, practically compelling all doctors who practice in the field of Plastic Surgery to perform training in the referred technique. The current article presents an easy executed model of microsurgery basic training.

Keywords: Surgery, plastic. Microsurgery. Education, medical.

 

RESUMO

A técnica microcirúrgica que até a década de 80 do século passado se constituiu um procedimento de exceção, somente utilizada em casos extremos, devido aos avanços facilmente observados em diversas publicações atuais, tornou-se em muitos procedimentos a primeira opção cirúrgica, fazendo com quase que, de maneira obrigatória, todos os médicos que exerçam a especialidade de Cirurgia Plástica tenham que realizar treinamento na citada técnica operatória. O presente artigo se propõe a apresentar um modelo de fácil execução como treinamento básico em microcirurgia.

Palavras-chave: Cirurgia plástica. Microcirurgia. Educação médica.

 

Evaluation of plastic surgery residency programs in Distrito Federal

Katia Torres Batista; Lenise Maria Spadoni pacheco; Lucio Marques da Silva
Rev. Bras. Cir. Plást. 2013;28(1):20-28 - Original Article

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ABSTRACT

INTRODUCTION: The residency period is an important step in the medical training of plastic surgeons in Brazil. However, there are few qualitative studies about the existing residency programs. Thus, the aim of this study was to conduct a qualitative research of the medical residency programs of the accredited services of the Brazilian Society of Plastic Surgery in Distrito Federal. METHODS: This cross-sectional study was performed through individual structured questionnaires, which were self-administered by residents training in the accredited services of Distrito Federal, in 2012. RESULTS: Eighteen residents (age range, 25-52 years; 13 [72.2%] men and 5 [27.8%] women) agreed to participate. Of them, 61.1% reported that the hospital had complementary services necessary to meet patients' continuous care and the minimum requirements of the program, 66.7% thought that the bibliographic archive was only partially adequate or inadequate, and 72.2% reported to participate in 2 or more hours of weekly scientific meetings. Participation in 5 to 10 surgeries per week was reported by 88.8% of participants. Most residents said that they participate for up to 4 hours/week as a surgeon and 11-20 hours/week as an assistant. Most (66.7%) of residents had made presentations at scientific meetings, and 72.2% had no articles published in the Brazilian Journal of Plastic Surgery. With respect to the workload of the residency program, 80% were assigned to outpatient, infirmary, and surgical center activities, and 20% were assigned to theoretical activities. Among the suggestions mentioned to improve the medical residency programs were the need to increase the scope and the interchange between services, as well as the encouragement of scientific research output. CONCLUSIONS: The perception of plastic surgery residents in the accredited services of Distrito Federal, about the curriculum, program structure and teaching performance, was positive. The negative aspects mentioned were the range and distribution of the curriculum, lack of emergency care, inadequate training in reconstructive procedures, and compact training in other areas, as well as an unsatisfactory bibliographic archive and lack of incentive for researchers. Among the suggestions especially mentioned for the improvement of the medical residency programs were the need to increase the scope and the exchange between services, as well as the encouragement of scientific research output.

Keywords: Plastic surgery. Teaching. Education. Education, medical. Internship and residency.

 

RESUMO

INTRODUÇÃO: A residência médica é um passo importante no treinamento dos médicos residentes de Cirurgia Plástica no Brasil; entretanto, são poucos os estudos que avaliam os programas de residência sob o ponto de vista qualitativo. Assim, este artigo objetiva realizar pesquisa qualitativa dos programas de residência médica dos serviços credenciados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica no Distrito Federal. MÉTODO: Foi realizado estudo transversal, com a aplicação de questionário individual estruturado, autoaplicado aos residentes em treinamento nos serviços credenciados do Distrito Federal, no ano de 2012. RESULTADOS: Dezoito médicos residentes, com idade entre 25 anos e 52 anos, 13 (72,2%) homens e 5 (27,8%) mulheres, concordaram em participar da pesquisa. Desses, 61,1% relataram que o hospital dispunha de serviços complementares necessários ao atendimento ininterrupto dos pacientes e aos requisitos mínimos do programa, 66,7% consideraram que o acervo bibliográfico era parcialmente adequado ou inadequado, e 72,2% referiram ter 2 ou mais horas de reuniões científicas semanais. A participação em 5 a 10 cirurgias por semana foi reportada por 88,8% dos participantes; a maioria dos residentes afirmou participar de até 4 horas/semana como cirurgião e de 11 a 20 horas/semana como auxiliar. A maioria (66,7%) dos residentes já havia realizado apresentações em eventos científicos e 72,2% não tinham artigos publicados na Revista Brasileira de Cirurgia Plástica. Com relação à carga horária do programa de residência, 80% eram destinados a atividades em ambulatório, enfermaria e centro cirúrgico e 20%, a atividades teóricas. Dentre as sugestões de melhoria dos programas de residência médica, foram apontados, principalmente, a necessidade de aumentar a abrangência e o intercâmbio entre os serviços e o incentivo à produção científica. CONCLUSÕES: A percepção dos residentes em cirurgia plástica dos serviços credenciados do Distrito Federal foi positiva no que se refere a grade curricular do programa, estrutura para atendimento e desempenho da preceptoria. Quanto aos pontos negativos, foram apontados abrangência e distribuição da grade curricular, falta de atendimento de emergência, menor treinamento em procedimentos de natureza reparadora e reduzido em estágios de outras áreas, além de acervo bibliográfico insatisfatório e pouco incentivo à pesquisa. Dentre as sugestões de melhoria dos programas de residência médica, foram apontados, principalmente, a necessidade de aumentar a abrangência e o intercâmbio entre os serviços e o incentivo à produção científica.

Palavras-chave: Cirurgia plástica. Ensino. Educação. Educação médica. Internato e residência.

 

Primary augmentation mammoplasty in a plastic surgery residency service

Balduino Ferreira de Menezes; Murilo Sgarbi Secanho; Laisa Brandão Carvalho; Weber Ribolli Moragas; Aristides Augusto Palhares
Rev. Bras. Cir. Plást. 2021;36(4):417-423 - Original Article

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ABSTRACT

Introduction: Primary augmentation mammoplasty is one of the main cosmetic surgeries in the plastic surgeon’s routine. The various performance techniques require constant study and extensive training of the specialty’s resident physicians.
Methods: Review medical records of patients who underwent primary augmentation mammoplasty at the Hospital das Clínicas of the Faculdade de Medicina de Botucatu from 2017 to 2020.
Results: 120 surgeries were performed during the period analyzed. There was a predominance of high-projection (75%) and subfascial (67.5%) implants. There were no major complications, with most patients (75%) not having any minor complications (p<0.001).
Conclusion: Augmentation mammoplasty is a safe surgery when performed following proper technical care and under supervision.

Keywords: Mammoplasty; Breast implant; Plastic surgery; breast implants; Internship and residency; Teaching Hospitals.

 

RESUMO

Introdução: A mastoplastia de aumento primária é uma das principais cirurgias estéticas na rotina do cirurgião plástico. As várias técnicas de realização exigem estudo constante e formação ampla dos médicos residentes da especialidade.
Métodos: Revisão de prontuários das pacientes submetidas a mastoplastias de aumento primária no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu no período de 2017 a 2020.
Resultados: 120 cirurgias foram realizadas no período analisado. Houve predomínio de implantes de projeção alta (75%) e em plano subfascial (67,5%). Houve ausência de complicações maiores, com grande parte das pacientes (75%) não apresentando nenhuma complicação menor (p<0,001).
Conclusão: A mastoplastia de aumento é uma cirurgia segura quando realizada seguindo os cuidados técnicos adequados e sob supervisão, sendo um procedimento importante na formação do cirurgião plástico.

Palavras-chave: Mamoplastia; Implante mamário; Cirurgia plástica; Implantes de mama; Internato e residência; Hospitais de ensino.

 

Low-cost synthetic model for skin flap training

Arthur Antunes Coimbra Pinheiro Pacífico; Aline Santos Correia; Bárbara Matos de Carvalho Borges; Mateus Bonfim Costa; Mateus Pinheiro Fernandes Feitosa Arrais; Samy Lima Carneiro; Thiago Maciel Valente; Nelson Gurgel Simas de Oliveira
Rev. Bras. Cir. Plást. 2020;35(3):304-308 - Original Article

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ABSTRACT

Introduction: The search for learning surgical techniques within the operating room is linked to difficulties, such as reducing teaching time by surgeons and ethical problems. Models have already been developed to facilitate the practice of surgical techniques, however, with high cost, difficult access, and ethical and moral complications. The present work aims to present a synthetic model, unpublished and practical for the training of skin flap techniques, formulated to be easy to reproduce and low cost, allowing its feasibility.
Methods: In the model, fabric, sponge for car washing, latex elastic, fine-tipped brush, scalpel, and surgical suture instruments were used. The fabric is fixed by the elastic on the surface of the sponge, simulating skin and subcutaneous. The flap to be made on the surface of the fabric is then drawn.
Results: The model created was satisfactory, since it improves the handling of surgical instruments and the learning of the proposed flap technique, besides having demonstrated good elasticity and tensile strength. In medical schools, there is a lack of approach to essential topics in plastic surgery. The importance of low-cost and easy-to-execute models, such as the above, is emphasized to facilitate the learning of students interested in the subject, seeking to fulfill the educational function without breaking ethical principles.
Conclusion: The proposed model is an excellent form of training because it presents logistical and instructive benefits, facilitating learning, without causing harm to animals.

Keywords: Simulation; Training; Medical education; Surgical flaps; Reconstructive surgical procedures.

 

RESUMO

Introdução: A busca pela aprendizagem de técnicas cirúrgicas dentro da sala de operação está vinculada a dificuldades, como a redução do tempo de ensino pelos cirurgiões e problemas éticos. Já foram elaborados modelos para facilitar a prática de técnicas cirúrgicas, contudo de custo elevado, difícil acesso e com complicações éticas e morais. O presente trabalho tem como objetivo apresentar um modelo sintético, inédito e prático para o treinamento das técnicas de retalho cutâneo, formulado para ser de fácil reprodução e de baixo custo, permitindo sua exequibilidade.
Métodos: No modelo foi utilizado malha, esponja para lavagem de carro, elástico de látex, pincel de ponta fina, bisturi e instrumentos cirúrgicos de sutura. A malha é fixada pelo elástico sobre a superfície da esponja, simulando pele e subcutâneo. Desenha-se, então, o retalho a ser feito na superfície do tecido.
Resultados: O modelo criado mostrou-se satisfatório, visto que aprimora o manuseio de instrumentos cirúrgicos e o aprendizado da técnica de retalho proposta, além de ter demonstrado boa elasticidade e resistência a tração. Nas faculdades de medicina percebe-se uma carência na abordagem de temas importantes da cirurgia plástica. Ressalta-se a importância de modelos de baixo custo e de fácil execução, como o supracitado, para facilitar a aprendizagem de estudantes interessados no assunto, buscando cumprir a função educacional sem romper princípios éticos.
Conclusão: O modelo proposto é uma excelente forma de treinamento por apresentar benefícios logísticos e instrutivos, facilitando a aprendizagem, sem causar prejuízo aos animais.

Palavras-chave: Simulação; Capacitação; Educação médica; Retalhos cirúrgicos; Procedimentos cirúrgicos reconstrutivos

 

Low-cost, synthetic model for training and simulation of open and semi-open rhinoplasty

Arthur Antunes Coimbra Pinheiro Pacífico; Bárbara Matos de Carvalho Borges; Anna Letícia Silveira Parnaíba; Marco Antônio de Lucena Furtado; Samy Lima Carneiro; Mateus Pinheiro Fernandes Feitosa Arrais; Davi Sousa Garcia
Rev. Bras. Cir. Plást. 2021;36(4):437-442 - Original Article

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ABSTRACT

Introduction: Rhinoplasty is indicated for performing aesthetic repairs in the nose, being functional when it also seeks to improve respiratory function. Procedure results are based on improved quality of life and patient satisfaction. It is a complex surgery that requires adequate training. In this sense, several strategies were introduced, such as educational videos, simulations, studies on cadavers and in clinical skills laboratories; however, the basis of training remains the master-apprentice relationship in surgery.
Methods: The base materials used in the construction of the model were: hot glue, basin, water, detergent, epoxy putty, spatulas for crafts, nose mold, suture threads, white acetic silicone, disposable cup and spoon and coloring agents.
Results: The resulting low-cost model has remarkable similarity with the external appearance and with the cartilages of the nose, allowing easy identification and handling of each structure. Allows good simulation of some steps of the open and semi-open techniques of rhinoplasty.
Conclusion: The new synthetic model developed avoids ethical and legal questions that alternative methods such as animals and fresh cadavers raise. Although it requires skill for its manufacture, it has characteristics such as low cost, which favor its dissemination among medical schools. The exposed model can positively impact the learning process of rhinoplasty, revealing itself as an accessible and helpful tool for training in various stages of the technique of this complex surgery.

Keywords: Simulation; Professional training; Rhinoplasty; Medical education; Elective surgical procedures.

 

RESUMO

Introdução: A rinoplastia é indicada para a realização de reparos estéticos no nariz, sendo designada funcional quando também objetiva melhorar a função respiratória. Os resultados do procedimento são baseados na melhora da qualidade de vida e na satisfação do paciente. Trata-se de uma cirurgia complexa, que requer adequado treinamento. Nesse sentido, várias estratégias foram introduzidas, como vídeos educacionais, simulações, estudos em cadáveres e em laboratórios de habilidades clínicas; no entanto, a base do treinamento continua sendo a relação mestre-aprendiz em cirurgias.
Métodos: Os materiais-base utilizados na construção do modelo foram: cola quente, bacia, água, detergente, massa epóxi, espátulas para artesanato, molde nasal, fios de sutura, silicone acético branco, copo e colher descartáveis e corantes.
Resultados: O modelo resultante, de baixo custo, apresenta grande similaridade com o aspecto externo e com as cartilagens do nariz, permitindo fácil identificação e manuseio de cada estrutura. Permite boa simulação de algumas etapas das técnicas aberta e semiaberta da rinoplastia.
Conclusão: O modelo sintético inédito desenvolvido evita questionamentos éticos e legais que métodos alternativos como o uso de animais e cadáveres frescos suscitam. Apesar de requerer habilidade para sua confecção, tem características como o baixo custo, que favorecem a sua disseminação entre as escolas médicas. O modelo exposto tem o potencial de impactar positivamente o processo de aprendizagem da rinoplastia, revelando-se uma ferramenta acessível e útil para o treinamento de várias etapas da técnica dessa complexa cirurgia.

Palavras-chave: Simulação; Capacitação profissional; Rinoplastia; Educação médica; Procedimentos cirúrgicos eletivos.

 

Analysis of Training in Plastic Surgery by the Brazilian Society of Plastic Surgery as Reported by Final Year Trainees

RICARDO LUIS VANZ; FRANCIELE PERONDI; CELSO JANDRE BOECHAT
Rev. Bras. Cir. Plást. 2019;34(2):250-259 - Original Article

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ABSTRACT

Introduction: Much has been discussed about the training of a plastic surgeon nationally and internationally. There is a need to improve and standardize training to ensure the future of this specialty.
Methods: Questionnaires were filled by third year trainees at the Brazilian Congress of Plastic Surgery (Belo Horizonte).
Results: A total of 230 questionnaires were distributed and 113 were included in the study. The respondents included 71 men and 41 women; 34 were from institutions recognized by the Brazilian Society of Plastic Surgery (SBCP) and 71 were from institutions recognized by the Ministry of Education and the SBCP. Ninety-six respondents revealed that purely aesthetic procedures were conducted in their institutions, with an average of 54.3% of aesthetic procedures. The respondents had the least confidence in performing hair transplants and the most confidence in performing an abdominoplasty. The topic most requested for training was rhinoplasty and the least requested was abdominoplasty. The trainees were fairly satisfied with their programs, with an average satisfaction level of 3.89, on a scale of 1 to 5. The procedure that needed to be performed more frequently was rhinoplasty (more than 10 procedures). Most trainees felt that the program prepared them to practice surgeries, with an average of 3.8 on a scale of 1 to 5. Further, 65% found it necessary to have a fellowship, with mastology being the most requested. The most common procedure was reduction mammoplasty. Most of the trainees wanted to work in a private clinic.
Conclusion: In order to improve the level of education, the accredited institutions should meet the requirements necessary for good preparation of the trainees.

Keywords: Plastic Surgery; Continuing education; Education; Work; Aesthetics

 

RESUMO

Introdução: Muito se discute sobre a formação do cirurgião plástico na especialização médica nacional e internacionalmente. Há necessidade da busca por melhoras e padronização na formação visando o futuro da especialidade.
Métodos: Foi avaliado protocolo preenchido no Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica (Belo Horizonte) por especializandos do terceiro ano.
Resultados: Foram distribuídos 230 protocolos. 113 protocolos foram incluídos. A amostra incluiu 71 homens e 41 mulheres. 34 eram de serviços cadastrados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e 71 eram de serviços cadastrados pelo Ministério da Educação e SBCP. 96 afirmaram que em seus serviços são realizados procedimentos puramente estéticos, com média de 54,3% de procedimentos estéticos. O procedimento com menos confiança em realizar foi transplante capilar, e mais confiança foi abdominoplastia. Área de interesse mais requisitada foi rinoplastia e a menos foi abdominoplastia. Os especializandos estão regularmente satisfeitos com seus programas, com média de 3,89, em uma escala de 1 a 5. O procedimento que deve ser mais realizado foi rinoplastia, sendo necessário, do ponto de vista deles, realizar mais de 10 procedimentos. Os especializandos sentem-se bem preparados pela programa, com média de 3,8 em uma escala de 1 a 5. 65% deles acham necessário fazer fellow, sendo o mais requisitado de mastologia. O procedimento mais realizado foi mamoplastia redutora. A maioria dos especializandos quer trabalhar em clínica privada.
Conclusão: Visando aprimorar a formação acadêmica, é necessário que os serviços credenciados se adequem aos requisitos necessários para a boa formação dos especializandos.

Palavras-chave: Cirurgia plástica; Educação continuada; Educação; Trabalho; Estética

 

Assessment of teaching and learning burn treatment basics among medical students

Geiza Máximo; Aline Ferrari Martins; Luís Ricardo Martinhão Souto
Rev. Bras. Cir. Plást. 2017;32(4):541-549 - Original Article

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ABSTRACT

INTRODUCTION: Burns, an injury of high biopsychosocial importance, are a crucial issue in medical training, and newly graduated students face burn patients in a variety of professional settings. METHODS: This study assessed the teaching and learning of burns among medical students at a public facility in the State of São Paulo; a specific questionnaire was applied to evaluate first year (Group 1: 54 students) and sixth year (Group 2: 60 students) medical students' knowledge about the initial care of burn patients. RESULTS: In Group 1, there was a substantial lack of knowledge about the subject, with a general average incorrect answer rate ("errors") of 70.98% and a correct answer rate of 29.02%; in Group 2, these rates were 36.66% and 63.34%, respectively. Only 63.34% of the sixth-year students would be able to adequately conduct the treatment of a burn patient, gauged by their ability to offer a patient a better prognosis. CONCLUSIONS: The data are disturbing, since adequate knowledge and preparation of the trainees for the care of burn patients has not been verified, and burns are emergency situations that require prompt, adequate, and efficient medical intervention to reduce patients' morbidity and mortality.

Keywords: Learning curve; Medical education; Burns; Emergency medical services; Aptitude tests.

 

RESUMO

INTRODUÇÃO: Agravo de grande importância biopsicossocial, queimadura é um tema crucial na formação médica, uma vez que recém-formados se deparam com pacientes que sofreram queimaduras nos mais variados cenários profissionais. MÉTODOS: Este estudo avaliou o ensino e a aprendizagem do tema queimaduras em alunos do curso de Medicina de uma faculdade pública do Estado de São Paulo; foi aplicado um questionário específico para avaliar o conhecimento sobre o atendimento inicial ao paciente queimado na primeira série (grupo 1 - 54 estudantes), e na sexta série (grupo 2 - 60 estudantes). RESULTADOS: Observou-se, no grupo 1, grande desconhecimento sobre o tema, com média geral de desconhecimento ("erros") de 70,98% e de acertos de 29,02%; no grupo 2, essas taxas foram de 36,66 % e 63,34 %, respectivamente. Somente 63,34% dos alunos do sexto ano conseguiriam conduzir adequadamente o tratamento de um paciente queimado e, consequentemente, oferecer a este paciente um melhor prognóstico. CONCLUSÕES: Os dados são preocupantes, uma vez que não se verificou conhecimento nem preparo adequados dos formandos para atendimento de pacientes queimados, e que queimaduras são situações de emergência que exigem intervenção médica rápida, adequada e eficiente, a fim de reduzir a morbimortalidade das vítimas.

Palavras-chave: Curva de aprendizado; Educação médica; Queimaduras; Serviços Médicos de emergência; Testes de aptidão.

 

Impact of extracurricular activities in Plastic Surgery on the knowledge and practical skills of medical students

Juan Carlos Montano Pedroso; Rodrigo Ngan Pazini; João Pedro Rocha Biló; Natasha Sallum; Neil Ferreira Novo; Priscila do Amaral Brandoli; Lydia Masako Ferreira
Rev. Bras. Cir. Plást. 2015;30(1):82-85 - Original Article

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ABSTRACT

INTRODUCTION To assess the impact of extracurricular activities in plastic surgery on the knowledge and practical skills of medical students at the Federal University of São Paulo. METHODS: Six students participating in extracurricular activities and eight students who did not participate were randomly selected and evaluated before and after the program by using multiple-choice tests and a Surgical Skills Assessment (SSA) instrument to assess their practical skills. RESULTS: The study group obtained higher scores in the theoretical tests, when the scores before starting the program (average, 15.8; standard deviation, 2.7) were compared with those received after their participation in extracurricular activities (average, 21.8; standard deviation, 1.3) (p = 0.02). Similar results were obtained with the SSA instrument for the period before the start of (average, 9.8; standard deviation, 1.4) and after (average, 13.5; standard deviation, 1.6) (p = 0.02) the program. The control group did not show significant changes in the scores received for theoretical tests when the period from August 2010 (average, 14.0; standard deviation, 4.1) to June 2011 (average, 13.8; standard deviation, 2.6) (p = 0.40) was evaluated. Similar results were obtained with the SSA instrument for the evaluation period between August 2010 (average, 8.5; standard deviation, 2.2) and June 2011 (average, 9.6; standard deviation, 1.7) (p = 0.18). CONCLUSION: The students participating in extracurricular activities in plastic surgery at the Federal University of São Paulo improved their knowledge and acquired better practical skills compared with students who did not participate.

Keywords: Surgery; Plastic Surgery; Education; Teaching; Educational evaluation.

 

RESUMO

INTRODUÇÃO Avaliar o impacto da monitoria em Cirurgia Plástica da Universidade Federal de São Paulo no conhecimento e nas habilidades práticas em estudantes de Medicina. MÉTODOS: Seis acadêmicos participantes da monitoria e oito acadêmicos não participantes foram selecionados aleatoriamente e avaliados antes e depois do programa, por meio de testes de múltipla escolha e através do instrumento Surgical Skills Assessment (SSA), para avaliação das habilidades práticas. RESULTADOS: O Grupo estudo obteve aumento significativo nas notas de prova teórica, entre o período antes do programa (média 15,8 e desvio padrão de 2,7) e após (média 21,8 e desvio padrão 1,3) (p = 0,02). Resultado semelhante foi encontrado com o instrumento SSA entre o período antes (média 9,8 e desvio padrão 1,4) e após o programa (média de 13,5 e desvio padrão 1,6) (p = 0,02). O grupo controle não obteve mudança significativa nos testes teóricos em agosto de 2010 ( média de 14,0 e desvio padrão 4,1) e junho de 2011 ( média de 13,8 e desvio padrão de 2,6 ) (p = 0,40 ). Resultado semelhante foi encontrado com o instrumento SSA em agosto de 2010 (média de 8,5 e desvio padrão 2,2) e junho de 2011 (média de 9,6 e desvio padrão 1,7) (p = 0,18). CONCLUSÃO: Acadêmicos participantes na monitoria de Cirurgia Plástica da Universidade Federal de São Paulo apresentaram melhor conhecimento e melhores habilidades práticas em relação aos não participantes.

Palavras-chave: Cirurgia; Cirurgia Plástica; Educação; Ensino; Avaliação educacional.

 

Ensino da cosmiatria nas residências de cirurgia plástica do Nordeste brasileiro

FLÁVIUS VINÍCIUS CABRAL SOARES; FRANCISCO DE ASSIS MONTENEGRO CARVALHO; ELMIRO HELI MARTINS; TONNY WYSLLEN MOURA DE AQUINO; GUILHERME FERREIRA SEDÍCIAS
Rev. Bras. Cir. Plást. 2019;34(Suppl.3):36-38 - Articles

PDF Portuguese

RESUMO

Introdução: O número de procedimentos de cosmiatria aumentou bastante nos consultórios de cirurgia plástica. É competência dos serviços de residência capacitar seus residentes para atuarem em todas as áreas.
Objetivos: Avaliar como se dá o ensino de cosmiatria nas residências de cirurgia plástica na região Nordeste do Brasil e como os residentes tem avaliado seus conhecimentos nessa área.
Método: Trata-se de um estudo descritivo de pesquisa quantitativa e qualitativa, transversal com questionário aplicado aos residentes em treinamento. Resultados: 97,8% dos participantes classificaram com notas acima de 7 a importância do ensino na cosmiatria, mas apenas 17% afirmaram haver seu ensino durante a residência, sendo a autoavaliação sobre seu conhecimento de 68,1%, com nota 5 ou inferior.
Discussão: O ensino da cosmiatria nas residências nordestinas encontra-se em caráter inexistente ou inicial.
Conclusão: Os residentes se autoavaliaram com conhecimentos insuficientes e referiram ser possível melhorar o ensino de cosmiatria.

Palavras-chave: Internato e residência; Hospitais de ensino; Cirurgia plástica; Toxinas botulínicas tipo A; Ácido hialurônico; Abrasão química

 

Formal training in scientific research increases the participation of plastic surgery residents in peer-reviewed articles

RAFAEL DENADAI; CESAR AUGUSTO RAPOSO-DO-AMARAL; ENRICO GHIZONI; CELSO LUIZ BUZZO; CASSIO EDUARDO RAPOSO-DO-AMARAL
Rev. Bras. Cir. Plást. 2018;33(4):553-561 - Original Article

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ABSTRACT

Introduction: The objectives of this study were as follows: (1) to outline a scientific research skills training program, (2) to evaluate the profile of participation of plastic surgery residents in articles, and (3) to analyze the impact of the implementation of the training program on quantitative bibliometric indexes.
Methods: This was a bibliometric analysis of the participation of plastic surgery residents of a single institution in articles published in peer-reviewed journals between 2006 and 2014. The data collected were the number of authors, position of residents among authors, article titles, indexing databases and impact factor of the journals, study design, and levels of evidence. Two periods (January 2006 to January 2010 [A] and February 2010 to February 2014 [B]) were created to study the evolutionary profile of the impact of the implementation of the training program outlined in this study.
Results: A significant predominance (p < 0.05) was observed among articles published in national journals in the Portuguese language and in the SciELO and LILACS databases, and articles without residents as corresponding author, without impact factor, without assumptions, and with a level of evidence III (retrospective studies). The inter-period comparative analysis revealed a significant increase (p < 0.05) in the numbers of published articles and residents with publications at the end of their residency, in the involvement of one or more residents, and in the articles published in English (period A < period B).
Conclusion: The implementation of a scientific research skills training program led to an increase in research activity of (peer-reviewed articles) during the residency.

Keywords: Bibliometrics; Internship and residency; Teaching; Research; Plastic surgery

 

RESUMO

Introdução: Os objetivos deste estudo foram: (1) delinear um programa de treinamento em habilidades de pesquisa científica, (2) avaliar o perfil da participação dos residentes de Cirurgia Plástica em artigos, e (3) analisar o impacto da implementação do programa de treinamento sobre índices bibliométricos quantitativos.
Métodos: Trata-se de uma análise bibliométrica da participação de residentes de Cirurgia Plástica de uma única instituição em artigos publicados em periódicos revisados por pares entre 2006 e 2014. Dados coletados: número de autores, posição dos residentes entre os autores, títulos, bases de indexação e fator de impacto dos periódicos, desenhos dos estudos e níveis de evidência. Dois períodos (janeiro/2006-janeiro/2010 [A] e fevereiro/2010-fevereiro/2014 [B]) foram criados para estudar o perfil evolutivo do impacto da implementação do programa de treinamento delineado neste estudo.
Resultados: Houve predomínio significativo (p < 0,05) de artigos publicados em periódicos nacionais, em língua portuguesa, nas bases de dados SciELO e LILACS, artigos sem residentes como autor correspondente, sem fator de impacto, sem hipóteses e com nível de evidência III (estudos retrospectivos). A análise comparativa interperíodos revelou um aumento significativo (p < 0,05) de artigos publicados, de residentes com publicações ao término da residência, da participação de um ou mais residentes e de artigos publicados em inglês (período A < período B).
Conclusão: A implementação do programa de treinamento em habilidades de pesquisa científica determinou um aumento da atividade de pesquisa (artigos revisados por pares) durante a residência.

Palavras-chave: Bibliometria; Internato e residência; Ensino; Pesquisa; Cirurgia plástica

 

Speed in surgery: 10 quick tips to increase confidence and manual training on the young plastic surgeon

Gibran Busatto Chedid; Paula Girelli; Carlos Oscar Uebel
Rev. Bras. Cir. Plást. 2020;35(3):378-383 - Special Article

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ABSTRACT

The purpose of this article is to show 10 quick tips that aim to aid in the development of confidence, improvement of manual skill, and surgical planning in the daily training routine of the young plastic surgeon; skills capable of reducing overall surgical time without compromising the meticulousness of the movements performed.

Keywords: Teaching hospitals; Plastic surgery; General surgery; Motor dexterity; Learning curve.

 

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo demonstrar 10 dicas rápidas que tem como alvo o auxílio no desenvolvimento de confiança, de melhora da habilidade manual e de planejamento cirúrgico na rotina diária de treinamento do jovem cirurgião plástico; habilidades capazes de promover redução do tempo cirúrgico global, sem comprometer a meticulosidade dos movimentos realizados.

Palavras-chave: Hospitais de ensino; Cirurgia plástica; Cirurgia geral; Destreza motora; Curva de aprendizado

 

Nipple-areola complex reconstruction: training bench model in zone IV TRAM flaps

Allysson Antonio Ribeiro Gomes, Breno Bezerra Gomes de Pinho Pessoa, Salustiano Gomes de Pinho Pessoa
Rev. Bras. Cir. Plást. 2010;25(2):379-380 - Ideas and Innovation

PDF Portuguese

ABSTRACT

Background: Breast reconstruction is complete when the nipple-areola complex (NAC) is reconstructed. Models can be used to train young surgeons, it been a simulator exercise. A model of NAC reconstruction training is the purpose of the this paper. Methods: Ten zone IV TRAM flaps were utilized to the purpose of the study. First, the trainee executes the NAC reconstruction using the flaps techniques supervised by a teacher. Afterwards, the technique skills are used on real situation in the operation room. Results: The model was used by all trainees who acquire technique skills, which was used on real situation. Conclusion: The NAC reconstruction in zone IV TRAM flap is feasible.

Keywords: Nipples/surgery. Surgical flaps. Training. Surgery, plastic/education.

 

RESUMO

Introdução: A reconstrução mamária está completa quando é realizada a reconstrução do complexo aréolo-papilar (CAP). Modelos de treinamento têm agregado benefícios, sendo exercícios de simulação. Apresenta-se um modelo para treinamento em reconstrução do CAP. Método: Selecionou-se dez pacientes, nos quais a zona IV do retalho miocutâneo transverso do músculo reto abdominal (TRAM) foi utilizada para instrução em duas técnicas de retalhos para confecção do CAP. Resultados: O modelo de treinamento foi aplicado em todos os casos, tendo os residentes adquirido habilidades e domínio da técnica, demonstrando segurança na reconstrução dos casos clínicos. Conclusão: A reconstrução do CAP com zona IV do retalho TRAM é um modelo de treinamento útil.

Palavras-chave: Mamilos/cirurgia. Retalhos cirúrgicos. Capacitação. Cirurgia plástica/educação.

 

22 years of an Informational Overview Course on Plastic Surgery

Julio Wilson Fernandes; Attilio Galhardo; João Paulo Kravchychyn Lubczyk
Rev. Bras. Cir. Plást. 2015;30(1):148-152 - Special Article

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ABSTRACT

For 22 years, a reproducible introductory overview course on plastic surgery for medical students, cosponsored by four medical schools, three universities and the regional chapter of the Brazilian Society of Plastic Surgery (SBCP), has contributed to medical education in Curitiba, a city of 2 million, and serving a metropolitan population of nearly 3 million people. This course helps medical students determine if plastic surgery is the right choice for them and provides valuable information about the specialty itself that will serve all participants as they go forward into their chosen fields, as plastic surgeons or not. This broad-ranging 47 hour course, limited to 120 students, is fully enrolled every year. Its content is weighted approximately 70% toward reconstructive plastic surgery and 30% toward aesthetic plastic surgery. Most lectures are presented by plastic surgeons who are full members of the SBCP. During its first 19 years of operation, 4.6% of the students completing the course have gone on to a general surgery residency followed by a plastic surgery residency, and are current SBCP members. The course has become a valuable educational and marketing tool for the regional chapter of the SBCP. It promotes the unique scope of the specialty and increases awareness among participants, as well as among their many personal and professional contacts (currently and in the future) about the benefits of becoming fully qualified, board-certified plastic surgeons.

Keywords: Plastic surgery; Education; Education medical; Teaching.

 

RESUMO

Há 22 anos, um curso informativo de cirurgia plástica para acadêmicos de medicina, promovido pela integração de quatro escolas médicas, três universidades e pela regional da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica vem sendo ministrado, contribuindo para a educação médica em Curitiba, uma cidade de dois milhões de habitantes, em uma área metropolitana de aproximadamente três milhões de pessoas. Este curso informativo proporciona uma visão abrangente da especialidade, para que acadêmicos de medicina possam avaliar sua vocação pessoal para o exercício da cirurgia plástica, além de fornecer conhecimentos básicos indispensáveis à formação de qualquer médico. Anualmente o curso é ministrado em 47 horas e ofertado para 120 alunos. O programa inclui 70% de "cirurgia reconstrutiva" e 30% de "cirurgia estética", sendo a maioria dos professores membros titulares da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Nos primeiros 19 anos de atividade (1992 a 2010), 4,6% dos alunos que concluíram o curso cursaram residência em cirurgia geral, foram admitidos na residência em cirurgia plástica e hoje fazem parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. O curso tornou-se um importante instrumento de educação médica, complementando o currículo de quatro escolas médicas e promovendo a cirurgia plástica como especialidade única e indivisível, enfatizando a importância da prova de especialista em cirurgia plástica e a conveniência da escolha e da indicação destes especialistas para a realização de qualquer procedimento no âmbito da cirurgia plástica.

Palavras-chave: Cirurgia plástica; Educação; Educação médica; Ensino.

 

Formal training in two-dimensional standardized photographic documentation during residency in plastic surgery

RAFAEL DENADAI; ALEXANDRE SUGUIMOTO; ENRICO GHIZONI; CELSO LUIZ BUZZO; CESAR AUGUSTO RAPOSO-AMARAL; CASSIO EDUARDO RAPOSO-AMARAL
Rev. Bras. Cir. Plást. 2018;33(4):609-618 - Special Article

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ABSTRACT

Introduction: Plastic surgery requires diverse skills, knowledge, and competencies, and its scope is broad and challenging. Thus, all plastic surgeons go through extensive education/training, which begins during residency and continues throughout their lives. This study aims to outline a formal training program in 2-dimensional standardized photographic documentation ("photodocumentation") to complement surgical and scientific training during residency in Plastic Surgery.
Methods: The components (strategies, topics covered, skills acquisition, and feedback processes) of training in photodocumentation during residency in Plastic Surgery were detailed.
Results: Topics in the photodocumentation training program included resident activities, interactions among residents, professional photographers, and surgeons/preceptors, studio settings, cameras, lenses, principles (exposure, aperture, speed, ISO, and depth of field), lighting, preparation and positioning of patients and the camera, photoshoot conditions, photo views, photo database, image formats, computerized photogrammetry, and ethical and medical-legal issues.
Conclusion: Training in photodocumentation complements the arsenal of skills needed by residents in Plastic Surgery for continuing education, in order to better prepare them for future careers.

Keywords: Photographs; Teaching; Plastic surgery; Internship and residency; Education

 

RESUMO

Introdução: A Cirurgia Plástica exige inúmeras habilidades, conhecimentos e competências, e seu escopo de atuação é amplo e desafiador. Dessa forma, todos os cirurgiões plásticos passam por uma extensa educação/formação, que se inicia durante a residência e continua ao longo da vida. O objetivo deste estudo foi delinear um treinamento formal em documentação fotográfica bidimensional padronizada para complementar o treinamento cirúrgico e científico durante a residência em Cirurgia Plástica.
Métodos: Os componentes (as estratégias, os tópicos abordados e os processos de aquisição de habilidades e feedback) do treinamento em documentação fotográfica durante a residência em Cirurgia Plástica foram detalhados.
Resultados: As atividades dos residentes, as interações entre os residentes o fotógrafo profissional e os cirurgiões/preceptores e os tópicos abordados (estúdio fotográfico, câmeras fotográficas, objetivas, princípios fotográficos [exposição, abertura, velocidade, ISO e profundidade de campo], iluminação, preparo e posicionamento dos pacientes e da câmera fotográfica, situações fotográficas, vistas fotográficas, banco fotográfico, formatos de imagens, fotogrametria computadorizada e questões éticas e médico-legais) do programa de treinamento em documentação fotográfica foram delineados.
Conclusão: O treinamento em documentação fotográfica complementa o arsenal de habilidades necessários aos residentes de Cirurgia Plástica em formação, com o intuito de melhor prepará-los para as carreiras futuras.

Palavras-chave: Fotografias; Ensino; Cirurgia plástica; Internato e residência; Educação

 

Education for transgender women: Are the sources of information for the lay public sufficient?

Patricia de Azevedo Marques; João Zórnio de Oliveira; José Conceição Carvalho; Alessandra Haddad; Lydia Masako Ferreira
Rev. Bras. Cir. Plást. 2024;39(3):1-6 - Review Article

PDF Portuguese PDF English

ABSTRACT

A transsexual woman is one assigned male at birth, but whose gender identity is female. This incompatibility can have negative impacts on socialization and trigger feelings of restlessness, anguish, and frustration. Given this, it is essential, not only for socialization purposes but also for self-acceptance, to adapt physical characteristics to the gender one wishes to express. The population of trans women must have access to pertinent information regarding methods and techniques that can not only minimize complaints and bring desires closer but can also guarantee safety and physical well-being. However, there is a gap in the literature regarding informative materials aimed at the lay trans population about facial feminization surgery. To externalize the exposed panorama, a systematic review of the literature was carried out in the MEDLINE, Cochrane Library, IBECS, LILACS, and SciELO databases. Although facial feminization surgery is a recurring topic, there was a lack of articles that addressed patient education on the topic. Facial feminization surgery is a broad term that covers several surgeries and procedures and the creation of informative material for the lay public is necessary. The development of educational technologies can help provide information regarding the benefits and risks of available modalities, as well as clarify doubts and help patients make decisions about the best treatment. In this sense, the contribution of written educational technologies in the context of promoting behavioral changes, prevention, and health becomes relevant.

Keywords: Education; Gender dysphoria; Transgender persons; Plastic surgery procedures; Review.

 

RESUMO

Mulher transexual é aquela designada como homem ao nascer, mas cuja identidade de gênero é feminina. Essa incompatibilidade pode provocar impactos negativos na socialização e desencadear sentimentos de inquietude, angústia e de frustação. Diante disso, é fundamental, não só para fins de socialização, como também de autoaceitação, adequar as características físicas com o gênero que se deseja expressar. É imprescindível que a população de mulheres trans tenha acesso a informações pertinentes quanto aos métodos e técnicas que não só possam minimizar queixas e aproximar desejos, como também possam garantir a segurança e o bem-estar físico. Todavia, percebe-se uma lacuna na literatura no que diz respeito a materiais informativos destinados à população trans leiga sobre a cirurgia de feminização facial. Com o propósito de externalizar o panorama exposto, foi realizada uma revisão sistematizada da literatura nas bases de dados MEDLINE, Cochrane Library, IBECS, LILACS e SciELO. Embora a cirurgia de feminização facial seja um tema recorrente, constatou-se a ausência de artigos que abordassem a educação do tema à paciente. Cirurgia de feminização facial é um termo amplo que abrange várias cirurgias e procedimentos e a construção de um material informativo para o público leigo se faz necessária. O desenvolvimento de tecnologias educativas pode ajudar a proporcionar informações quanto aos benefícios e riscos das modalidades disponíveis, bem como elucidar dúvidas e ajudar o paciente na tomada de decisão pelo melhor tratamento. Nesse sentido, torna-se relevante a contribuição de tecnologias educativas escritas no contexto de promover mudanças comportamentais, prevenção e saúde.

Palavras-chave: Educação; Disforia de gênero; Pessoas transgênero; Procedimentos de cirurgia plástica; Revisão.

 

Low-cost synthetic model for training and simulation of nipple-areola complex (NAC) reconstruction

Pedro Lucena de Aquino; Arthur Antunes Coimbra Pinheiro Pacífico; Letícia Fontenelle Fernandes; Giselle Ferreira de Souza; Sarah Gurgel Ponte Fontenelle; Ana Heloísa Feitosa de Macêdo Pereira; Pâmella Christine de Souza Munhoz; Letícia Castelo Branco de Oliveira
Rev. Bras. Cir. Plást. 2024;39(3):1-5 - Original Article

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ABSTRACT

Introduction: Reconstruction of the nipple-areola complex (NAC) is indicated when this member is amputated in mastectomies to ensure a more natural appearance to the reconstructed breast. It was first reported by Berson in 1946, but there are currently more than 60 different techniques, all described in the last 8 decades.
Method: To construct the models, a female bust mannequin, foam sheet, mesh, scissors, Styrofoam glue, and sewing material were required. Once completed, the flap could be marked with a fine-needle brush, and the various techniques described in the literature could be practiced. The model was presented to the plastic surgeon supervising the Plastic Surgery League of the University of Fortaleza and was approved and recommended for low-cost simulation.
Results: The interest of students in a theoretical class on NAC reconstruction techniques sparked interest in producing a synthetic training model, and due to its ease of practical handling and complete simulation, it was decided to use synthetic material, which allows training in the CV Flap technique.
Conclusion: The synthetic model for the reconstruction of the nipple-areola complex can accurately simulate the steps of the real surgical procedure, in addition to providing benefits such as good accessibility and low production cost.

Keywords: Education; medical; Professional training; Nipples; Surgical flaps; Models; anatomic

 

RESUMO

Introdução: A reconstrução do complexo areolopapilar (CAP) é indicada quando há amputação deste membro nas mastectomias, para garantir mais naturalidade à mama reconstruída. Seu primeiro relato foi feito por Berson, em 1946, mas, atualmente, existem mais de 60 técnicas diferentes, todas descritas nas últimas 8 décadas.
Método: Para a construção dos modelos, foi necessário 1 manequim de busto feminino, lâmina de espuma, malha, tesoura, cola de isopor e material para costura e, ao ser finalizado, pôde ser realizada a marcação do retalho com pincel de agulha fina e treino das diversas técnicas descritas na literatura. O modelo foi apresentado ao cirurgião plástico orientador da Liga de Cirurgia Plástica da Universidade de Fortaleza, sendo aprovado e recomendado para simulação de baixo custo.
Resultados: O interesse dos acadêmicos em aula teórica sobre as técnicas de reconstrução de CAP despertou o interesse na produção de um modelo sintético de treinamento e, devido à facilidade e manejo prático e completa simulação, optou-se pelo uso de material sintético, que possibilita o treinamento da técnica de C-V Flap.
Conclusão: O modelo sintético de reconstrução do complexo areolopapilar consegue proporcionar a simulação das etapas do procedimento cirúrgico real com precisão, além de proporcionar ganhos como a boa acessibilidade e o baixo custo de produção.

Palavras-chave: Educação médica; Capacitação profissional; Mamilos; Retalhos cirúrgicos; Modelos anatômicos.

 

Alternative model for training microsuture techniques in bovine pericardium patches

Caroline Cunico; Isabella de Oliveira Rosa; Renato da Silva Freitas; Alfredo Benjamim Duarte da Silva; Jorge Eduardo Fouto Matias; Heitor Francisco Carvalho Gomes; Lydia Masako Ferreira
Rev. Bras. Cir. Plást. 2023;38(4):1-5 - Ideas and Innovation

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ABSTRACT

Introduction: Microsurgical techniques are characterized by the application of maneuvers and sutures to millimetric structures with the aid of magnifying lenses. These are complex techniques, used in various medical specialties, which require great skill and training before applying them to humans. The objective is to develop a lowcost and high-fidelity model for training microsurgery techniques using a fragment of bovine pericardium patch.
Method: Remaining segments of a bovine pericardium plate, previously used in vascular repairs, are used to create this model. The material is cut into two symmetrical parts, and its ends are fixed to the surgical drapes with the aid of clamps. The upper edge of each part is then sutured to the lower edge with 8-0 Prolene thread so that each one forms a tubular structure. Subsequently, the free tubular ends undergo dissection of the adventitial layer and are sutured together, mimicking an end-to-end vascular anastomosis.
Results: With the model, the same inconveniences/ difficulties present in human vascular sutures are simulated, such as delamination of layers, excess of the adventitial layer, and risk of inadvertent suturing of the posterior wall, proving its usefulness in the acquisition of basic microsurgical skills, without need to manipulate human or animal tissues. Practice in this model can take place within the surgical center itself and uses materials that would otherwise be discarded.
Conclusion: The use of bovine pericardium to create millimetric sutures mimics human vascular tissue and is a low-cost procedure that allows the training of microsurgical skills.

Keywords: Microsurgery; Sutures; Suture Techniques. Teaching; Plastic surgery procedures.

 

RESUMO

Introdução: As técnicas microcirúrgicas caracterizam-se pela aplicação de manobras e suturas em estruturas milimétricas com o auxílio de lentes de aumento. São técnicas complexas, utilizadas em diversas especialidades médicas, que demandam grande habilidade e treinamento antes da aplicação em humanos. O objetivo é desenvolver um modelo de baixo custo e alta fidelidade, para o treinamento de técnicas de microcirurgia, utilizando um fragmento de patch de pericárdio bovino.
Método: São utilizados para a confecção deste modelo segmentos remanescentes de uma placa de pericárdio bovino, previamente utilizado em reparos vasculares. O material é recortado em duas partes simétricas e suas extremidades fixadas aos campos cirúrgicos, com auxílio de clamps. A borda superior de cada uma das partes é, então, suturada à borda inferior com fio de Prolene 8-0, de maneira que cada uma forme uma estrutura tubular. Posteriormente, as extremidades tubulares livres passam pela dissecção da camada adventícia e são suturadas entre si, mimetizando uma anastomose vascular término-terminal.
Resultados: Com o modelo, simulam-se os mesmos inconvenientes/ dificuldades presentes nas suturas vasculares humanas, como a delaminação de camadas, excesso da camada adventícia e risco de sutura inadvertida da parede posterior, provando sua utilidade na aquisição de habilidades microcirúrgicas básicas, sem necessidade de manipulação de tecidos humanos ou animais. A prática neste modelo pode ocorrer dentro do próprio centro cirúrgico e emprega materiais que seriam descartados.
Conclusão: A utilização do pericárdio bovino para confecção de suturas milimétricas mimetiza o tecido vascular humano e é um procedimento de baixo custo, que possibilita o treinamento de habilidades microcirúrgicas.

Palavras-chave: Microcirurgia; Suturas; Técnicas de Sutura; Ensino; Procedimentos de cirurgia plástica.

 

Indexers

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